Receitas

Faz mal comer chocolate todos os dias? Nutricionista tira dúvida

No período da Páscoa, o consumo de chocolate aumenta, mas, segundo especialistas, é preciso prestar atenção na quantidade e qualidade do doce ingerido; saiba mais

Da Redação

Faz mal comer chocolate todos os dias? Nutricionista tira dúvida
Envato Elements

A gente sente vontade de comer chocolate todos os dias, mas, na Páscoa, com todas as delícias da data, parece que esse desejo aumenta, não é mesmo? Ao Band Receitas, a nutricionista Angélica Grecco, do Instituto EndoVitta, conta que é preciso ter moderação no consumo do doce e prestar atenção na qualidade do produto.

E faz mal comer chocolate todos os dias? Não, mas, de acordo com a especialista, o exagero é prejudicial para a saúde. “Durante a Páscoa, quando o consumo de chocolate aumenta, é importante lembrar que o chocolate em si não é prejudicial à saúde, mas é importante prestar atenção à quantidade e qualidade do chocolate que se come”, afirma a especialista.

“A quantidade recomendada de chocolate que podemos consumir por dia varia de acordo com a idade, peso, altura, nível de atividade física e metabolismo de cada indivíduo. No entanto, como o chocolate é rico em açúcar e gordura, é importante consumi-lo com moderação e equilíbrio em uma dieta saudável”, complementa a nutricionista.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de açúcares adicionados, incluindo o açúcar presente no chocolate, não deve exceder 10% das calorias totais diárias de uma pessoa. Especialistas também indicam que o consumo diário de 30 g (um “quadradinho”) de chocolate com 70% ou mais de cacau na composição faz bem para a saúde.

“Dê preferência aos chocolates com maior teor de cacau, pois são mais ricos em antioxidantes e menos processados. Além disso, tente limitar o consumo de chocolates com aditivos, como corantes e aromatizantes artificiais, e evitar o consumo excessivo de açúcar adicionado. A moderação é fundamental para um consumo saudável e equilibrado de chocolate durante a Páscoa e ao longo do ano”, finaliza a expert.

Qual a melhor hora do dia para comer chocolate?

Segundo a nutricionista, a melhor hora do dia para comer chocolate é a hora em que você sente vontade. “O melhor momento também é aquele em que você pode desfrutar plenamente do sabor e prazer do chocolate”, afirma a especialista. 

No entanto, ela chama atenção para a ingestão de chocolate à noite. “Para evitar interrupções na qualidade do sono, é recomendado evitar o consumo de chocolate próximo à hora de dormir”, acrescenta Angélica Grecco.

Benefícios do chocolate para a saúde

O chocolate é um dos alimentos poderosos que fazem bem ao coração. O cacau possui grande quantidade de flavonoides, que têm propriedades antioxidantes. No entanto, especialistas afirmam que apenas os chocolates com alta porcentagem de cacau na composição (70% ou mais) podem contribuir para a saúde. Chocolate ao leite e chocolate branco, por exemplo, que são ricos em açúcares, gorduras e leite, não oferecem os mesmos benefícios.

Os antioxidantes são aliados do pleno funcionamento do nosso organismo, pois auxiliam na proteção do sistema cardiovascular e cerebral. Essas substâncias também previnem o envelhecimento precoce da pele.

Conheça outras funções positivas do chocolate com alto teor de cacau:

  • Melhora no humor (o cacau é fonte de triptofano, que é precursor da serotonina, um neurotransmissor essencial para o nosso bem-estar emocional)
  • Combate ao colesterol “ruim” (LDL) e aumento do colesterol “bom” (HDL)
  • Diminuição da pressão arterial
  • Auxílio na regulação da função intestinal

Mais notícias

Carregar mais