Celebrada anualmente entre os meses de março e abril, a Páscoa é uma das datas mais importantes do calendário cristão. Ela marca a crença na ressurreição de Jesus Cristo e, tradicionalmente, as famílias se reúnem para celebrar a renovação da vida nas festividades pascais.
Também nessa época, os ambientes são dominados pelos coelhinhos da Páscoa e ovos de chocolate. Mas, afinal, por que eles são os símbolos da data cristã? A gente explica!
Qual o significado do coelho na Páscoa?
À primeira vista, coelhos e ovos não têm nada em comum — afinal, o animal é mamífero e não bota ovos. Porém, existem teorias de diferentes religiões que relacionam os dois símbolos dentro da cultura cristã. A explicação mais comum é de que ambos representam a vitalidade.
O coelho é um animal que se reproduz facilmente. Por isso, tornou-se um símbolo de fertilidade e prosperidade na cultura de vários povos ao longo da história. Não à toa, também passou a ser associado ao significado da Páscoa, que remete ao renascimento.
O conceito do ovo como símbolo da Páscoa não é muito diferente do significado atribuído ao coelho: ele também representa o nascimento. Além da tradição dos ovos de chocolate, decorar ovos e usá-los como enfeites também é comum em muitos países no período da Páscoa.