Nesta segunda-feira, dia 13, é celebrado no Brasil o ‘Dia da Cachaça’. De caipirinha em caipirinha, ou pura mesmo, a bebida que surgiu no Brasil ainda no século XVI se popularizou: o produto feito com caldo de cana fermentado movimenta hoje cerca de R$ 7,5 bilhões anualmente no País, de acordo com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
A cachaça é a aguardente da cana produzida no País com teor alcoólico de 38% a 48%, e possui dois tipos: quando o consumidor encontra a cachaça sem cor, é porque a bebida pode não ter passado pelo barril de madeira, e é chamada de Clássica, Tradicional ou Prata. Já quando o líquido tem tom amarelado, é porque a bebida esteve em contato com a madeira. Dessa forma, a cachaça passa a ser do tipo Ouro.
O número de produtores da bebida até aumentou 4,14% no país em 2020, quando comparado com 2019. Há dois anos eram 1.086 produtores; e no ano passado, o número saltou para 1.131.
Mas, mesmo assim, o mercado ainda encolheu quase 24% segundo o diretor executivo do Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça), Carlos Lima. Houve impacto inclusive nas exportações de aproximadamente 35%.