Equilíbrio é o segredo para uma vida melhor. É possível comer de tudo (sem excessos) e ser saudável, mas alguns ingredientes são fundamentais no cardápio do dia a dia e aliados na prevenção de doenças cardiovasculares. A nutricionista Raquel Awade selecionou cinco alimentos que são bons para o coração e merecem uma chance no seu prato.
"Os alimentos que fazem bem para o coração são os alimentos ricos em fibras, antioxidantes e gorduras insaturadas", explica a especialista.
Confira a lista:
5. Abacate
Essa fruta é muito versátil — ela aparece tanto em pratos doces quanto salgados — e, não à toa, faz muito sucesso. O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a diminuir o colesterol "ruim" (LDL). Além disso, também contém fibras.
4. Chocolate amargo
Sim, o chocolate é um desses alimentos poderosos, mas apenas as barras com 70% ou mais de cacau na composição é que podem contribuir para a saúde. "O cacau é rico em flavonoides, que têm função antioxidante e ajudam na diminuição da pressão arterial. Se o teor de cacau é muito baixo, não se consegue tantos benefícios", diz a nutricionista, que recomenda o consumo de 30 gramas (um "quadradinho") por dia.
3. Oleaginosas
Nozes, castanhas, amêndoas... Todas as oleaginosas são ricas em gorduras insaturadas. Elas também possuem fibras, que ajudam a reduzir o colesterol "ruim" e ajudam no controle da glicemia. A quantidade muito alta de glicose no sangue pode ser prejudicial para o coração.
2. Peixes
Os peixes marinhos, como o salmão, atum e sardinhas, são ricos em ômega-3, uma famosa gordura poli-insaturada que é considerada essencial. Segundo Raquel Awade, o ser humano só consegue ômega-3 por meio dos alimentos. "Nosso corpo não produz essa gordura. Ela tem ligação com a redução de colesterol e também tem propriedades anti-inflamatórias que vão ajudar na saúde do coração", afirma.
1. Azeite de oliva extravirgem
Eis um alimento incrível para manter sempre no cardápio. "O melhor dos azeites é o extravirgem, que é o menos refinado e preserva mais os nutrientes. Ele é rico em gorduras monoinsaturadas e antioxidantes, que contribuem para a diminuição do colesterol 'ruim' e preservam a saúde do coração", finaliza.