Coxinha é um clássico dos salgados. Muito antes do conceito de comida de boteco estar em alta, esse quitute já dominava o coração do brasileiro em barraquinhas de rua a festas de criança, mas o sucesso não foi suficiente para conquistar o primeiro lugar no ranking de 100 melhores comidas fritas do mundo do TasteAtlas.
No ano passado, o salgado brasileiro estava entre as melhores comidas fritas selecionadas, mas não chegava a fazer parte do top 10. Agora, competiu com os países: Coreia do Sul, Indonésia, Malásia, Itália, China, Índia e Marrocos. Até o cantor Bruno Mars se encantou pela iguaria tão amada e pediu uma porção de coxinhas em um bar na Vila Madalena, em São Paulo, durante sua passagem no Brasil em outubro deste ano.
Veja o ranking completo:
Top 10 melhores frituras do mundo
- Chikin - frango frito coreano (Coreia do Sul)
- Pempek - bolinho de peixe frito (Indonésia)
- Karipap - folhado de batata e curry (Malásia)
- Coxinha - Brasil
- Fritto misto - prato à base de carne de porco (Itália)
- Ayam Goreng - frango frito com curry (Indonésia)
- Cuì pí zhá ji - frango frito crocante (China)
- Panzerotti - salgado que lembra um calzone (Itália)
- Frango 65 - frango picante (Índia)
- Maakouda - bolinho de batata (Marrocos)
Como funciona o ranking do site TasteAtlas?
O TasteAtlas não é um ranking feito por críticos ou especialistas em gastronomia, mas por usuários do site, que dão notas de 0,5 a 5 para uma extensa lista de pratos típicos de países ao redor do mundo. A plataforma calcula a média das notas recebidas por cada prato.