Dicas

Como harmonizar vinho com carne, queijo e chocolate

Quem dá o caminho das pedras para uma harmonização de sucesso neste 'Dia Nacional do Vinho' (06.06) é a sommelier, e colunista da rádio BandNews FM, Alexandra Corvo

Da redação

Como harmonizar vinho com carne, queijo e chocolate
Como harmonizar vinho com carne, queijo e chocolate
Pexels
Topo

Neste domingo, 06, é celebrado o Dia Nacional do Vinho! E se você ama bebericar um bom vinho, mas não conhece a fundo o universo da enologia e da harmonização, confira as 3 dicas da sommelier, e colunista da rádio BandNews FM, Alexandra Corvo, para combinar a bebida com carne, queijo e chocolate, e impressionar naquele almoço ou jantar especial:

1.      Vinho com carne suína

O vinho branco produzido na região do Alentejo, em Portugal, é mais gorduroso, mais cheio, mais amanteigado, com notas mais maduras, mais tostadas no nariz. Mesmo que existam notas cítricas, será um vinho quente na boca, por isso você pode tomá-lo numa temperatura de 15°C. A dica é, antes de servi-lo, colocar num balde com água e três, ou quatro, pedrinhas de gelo. 


2.      Vinho com carne bovina

Vinhos Tannat do Uruguai têm aromas mais apimentados, de pimenta-do-reino, zimbro, especiarias negras... já a estrutura em boca é de muitos taninos. Aposte em ensopados e carnes mais ricas.


3.      Vinho com queijos e chocolate

A uva Moscatel chama para o sabor doce, por ter cheiro floral, de baunilha, coco fresco. As versões adocicadas são muito interessantes para harmonizações com doces, como tortas, chocolate ou fazendo contraste com queijo. Ao invés de colocar a geleia no queijo, tome um gole de um vinho Moscatel - #FicaADica.