Sua Carta de Vinhos

Como a região de plantio da uva interfere no sabor do vinho

Segundo Alexandra Corvo, um mesmo tipo de uva pode dar um vinho fresco em determinado lugar, e mais picante e encorpado em outro

Alexandra Corvo, por rádio BandNews FM

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Como a região de plantio da uva interfere no sabor do vinho
Como a região de plantio da uva interfere no sabor do vinho
Pexels

A gente tem que ter cuidado com a escolha pela uva, porque, às vezes, uma mesma uva dá um vinho um pouco mais fresco em determinado lugar, e mais picante e encorpado em outro, numa região mais quente, por exemplo. Então, a fruta não é definitiva no estilo da bebida. 

Na hora de escolher uma garrafa, a gente tem que pensar na uva, claro, mas também na região de onde ela veio. A Pinot Noir, por exemplo, é uma uva originária da Borgonha, região de verões muito frescos, ensolarado, mas com muito vento e noites frias. Por isso tudo, a acidez se mantém, uma vez que a uva demora para amadurecer e isso acaba resultando em vinhos muito perfumados. 

A Pinot Noir precisa ser plantada em climas com esse, funcionando muito bem em lugares próximos ao Pacifico, que possuem climas ensolarados e frios. Também vai bem no norte da Europa. Agora, cuidado ao escolher um Pinot Noir de uma região em que o verão é bastante quente, porque isso acaba queimando a uva, que consequentemente produz vinhos com uma fruta meio queimada, com muito álcool e pouco frescor. 

Resumindo, não é só o fato de um vinho ser Pinot Noir, mas de onde ele vem.