Sua Carta de Vinhos

Vinhos brancos em dias frios? Sommelier garante que sim e ensina a harmonizar

Alexandra Corvo

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Vinhos brancos em dias frios? Sommelier garante que sim e ensina a harmonizar
Vinhos brancos em dias frios? Sommelier garante que sim e ensina a harmonizar
Unsplash


Temperaturas baixas aqui na cidade de São Paulo, de onde estou falando com vocês. Mesmo assim, estou sempre com vontade de tomar um vinho branco. A gente tem que parar de deixar tudo dentro dos clichês que entregaram para gente, como o fato de que vinho no frio é tinto e no verão, branco. Não é nada disso.
 

Lembrem-se de que não é preciso separar o vinho por cor. Existe tintos leves, apropriados para o calor, e existem brancos que são ‘gordos’, pesados e densos e que são adequados para os dias frios, e para serem tomados em temperaturas mais altas. Ou seja, você não precisa gelar, beber trincando o vinho branco.
 

Leia também:
Porco Tailandês


As regiões muito quentes produzem uvas com muito açúcar, não significa que o vinho vai ficar com açúcar, mas que esse açúcar vai fermentar e o vinho será mais alcoólico. Fora isso, as regiões quentes amadurecem muito as uvas, e a matéria aromática (as moléculas aromáticas da uva) se transformam em moléculas aromáticas mais densas, mais frutadas, mais tostadas. Ou seja, o vinho branco produzido na região do Alentejo, em Portugal, vai ter esse resultado. Será um vinho mais gorduroso, mais cheio, mais amanteigado, com notas mais maduras, mais tostadas no nariz. Mesmo que existam notas cítricas, será um vinho quente na boca, por isso você pode toma-lo numa temperatura de 15°C. A dica é, antes de servi-lo, colocar num balde com água e três, ou quatro, pedrinhas de gelo. 


Estes vinhos ficam perfeitos para acompanhar carne de porco, uma vitela... carnes que, geralmente, associamos com vinho tinto e não necessariamente é regra.