Como fazer o peru de Natal perfeito? Erick Jacquin dá dicas para ceia caprichada

Da redação

Peru de Natal é uma tradição na mesa dos brasileiros - veja como arrasar na receita
Peru de Natal é uma tradição na mesa dos brasileiros - veja como arrasar na receita
Luccas Mattos/Vibra

O clima de Natal está no ar e, para dar aquela forcinha com os preparativos da ceia, Erick Jacquin e sua equipe dedicaram o último episódio do ‘Minha Receita’, exibido nesta quinta-feira, 17, para celebrar a data e todos os pratos que enchem de alegria a mesa dos brasileiros. Ao Portal da Band, o chef entrega suas últimas dicas do ano. Desta vez, para fazer bonito nos dias 24 e 25 de dezembro. Tome nota: 


Prato principal 

Na minha opinião, a ceia tem que ter um bom peru e o segredo para não errar no preparo é fazer com calma, sem agressividade e deixar assar no ponto certo. O tempo ideal de forno garante uma carne dourada e suculenta. Para finalizar, dar mais brilho e sabor, adicione molho por cima (eu, particularmente, gosto do de laranja - veja como fazer).  


A hora do tim-tim

Brindar é importante e celebra ainda mais a importância do Natal. Champanhe e vinho são bebidas ideais e que, geralmente, harmonizam bem com os pratos tradicionais da festa. Mas lembre-se, a melhor bebida é aquela que você gosta, viu gente?


Palavra do chef 

No Brasil, é comum fazer farofa para servir na ceia. Minha dica é adicionar o alho somente no fim do preparo, para que ele não fique douradinho. Já para os assados, manteiga e azeite capricham ainda mais no sabor e dão uma aparência linda, com muito brilho. 


Natal é tradição...

E cada família tem a sua! Na França, a gente come diferente porque o clima é de inverno e faz muito frio, as comidas são mais quentes. De qualquer forma, indico comer ostras, uma coisa bem regional de onde eu vim, mas que é possível fazer por aqui também. No mais, celebre com as pessoas que ama e feliz natal. 

Tópicos relacionados