Tapioca é um daqueles pratos para comer a qualquer hora e que vale por uma refeição inteira. Rodrigo Oliveira, chef de cozinha do restaurante Mocotó, em São Paulo (SP), e jurado do MasterChef Brasil, ensina a preparar a massa de tapioca perfeita, no ponto ideal. Ele entrega o passo a passo no Melhor da Noite. Assista ao vídeo acima!
Esqueça a tapioca pronta que você encontra no mercado e aposte na versão caseira – essa é a dica principal do chef premiado. “A massa feita em casa é mais gostosa, saudável e barata”, diz Oliveira.
Você só precisa de três ingredientes para fazer a massa de tapioca: 500 g de polvilho doce, 300 ml de água e uma pitada de sal. Veja dicas de preparo abaixo:
Ponto perfeito
Depois de misturar todos os ingredientes com a mão, verifique se o ponto da massa pede mais água ou mais polvilho doce. “Se a massa estiver pegajosa e úmida, ela passou do ponto. Neste caso, coloque mais polvilho. Se a massa estiver seca, esfarelando, adicione mais 5 ml de água”, sugere Rodrigo Oliveira.
O que fazer para a tapioca não quebrar?
É possível evitar que a tapioca quebre – o chef explica como: “Faça a sua própria massa. Quando a massa está seca, ela fica quebradiça e esfarela. Você termina de cozinhar e a frigideira está cheia de farelos. Isso significa que ela não está bem hidratada. Se a massa estiver bem hidratada e quebrar, o problema é a frigideira que não está quente o suficiente.”