Chili Pepper X é o nome da pimenta mais ardida do mundo, de acordo com o Guinness World Records. Para avaliar o grau de picância, foram realizados testes com referência numa escala conhecida como unidades de calor Scoville (SHU).
Segundo testes realizados pela Winthrop University na Carolina do Sul, a nova pimenta atingiu uma uma média de 2,69 milhões, superando a detentora do recorde anterior, Carolina Reaper, que tem uma média de 1,64 milhão de SHU.
Se você quiser ter uma noção do grau de ardência, aí vai uma informação: a pontuação média da pimenta jalapeño fica entre 3.000 e 8.000 SHU, de acordo com o Guinness enquanto a pimenta-biquinho é normalmente qualificada entre 500 a 1.000 SHU. Surpreendente, não é mesmo?
Pepper X é cultivada por Ed Currie, fundador da Puckerbutt Pepper Company, na Carolina do Sul. Ele também criou a Carolina Reaper, que conquistou o recorde de pimenta mais ardida do mundo em 2013. “Ed cultivou Pepper X em sua fazenda por mais de 10 anos, cruzando-a com algumas de suas pimentas mais picantes para aumentar seu teor de capsaicina”, disse o Guinness em seu site.
Capsaicina é um composto químico presente em todas as pimentas, sobretudo nas vermelhas e picantes, que se proporciona a sensação de ardência que a pimenta dá. E aí, você teria coragem de dar uma mordida na Pepper X?