O ovo de colher recheado com brigadeiro é a febre da Páscoa deste ano. Todo mundo sabe fazer o doce simples (e muito gostoso!) que é paixão nacional, mas saiba que o ponto do brigadeiro para o ovo de Páscoa é diferente do ponto para enrolar.
O chef confeiteiro Estefano Zaquini, ex-participante do MasterChef Brasil e dono da confeitaria Sr. e Sra. Zaquini Pâtisserie, entrega ao Band Receitas sua receita especial de brigadeiro – anote tudo, hein? Ele também revela seu “segredo” para garantir a consistência ideal do doce e aumentar o prazo de validade do ovo de colher.
“Para fazer o ovo de colher, é preciso ficar um pouco mais atento com o ponto do brigadeiro. As pessoas estão acostumadas a ver se o doce está pronto quando ele desgruda da panela, mas esse não é o ponto certo para rechear um ovo de Páscoa”, afirma o confeiteiro. Dessa forma, o brigadeiro fica muito duro, o que impede o cozinheiro de conseguir espalhar todo o recheio na concavidade da casca de chocolate.
Por isso, Estefano indica a adição de um ingrediente a mais na receita do brigadeiro: farinha de trigo – mas só um pouquinho, ok? “Coloco ½ colher (chá) de farinha de trigo. Essa dica é digna de MasterChef”, brinca o chef. “A farinha ajuda muito na consistência e na validade. Ela absorve a umidade do brigadeiro e esse ovo demora muito mais tempo para estragar, ‘azedar’”, explica.
O especialista ainda conta qual é o momento ideal de tirar o brigadeiro do fogo. “Quando as bolhas mais densas aparecem no centro da panela e começam a estourar, significa que você já pode tirar da panela. Deixe esfriar por oito horas em temperatura ambiente”, finaliza. Quem ficou com água na boca?!
Anote a receita do “brigadeiro perfeito” de Estefano Zaquini:
- 1 lata de leite condensado
- ½ lata de creme de leite ou 100 ml de creme de leite fresco
- cacau ou chocolate em pó
- ½ colher (chá) de farinha de trigo