Receitas

Como fazer pinhão na panela de pressão? Chef Rogério Holanda responde!

Aprenda truque culinário para soltar a casca com facilidade e aproveitar essa delícia junina

Da Redação

Como fazer pinhão na panela de pressão? Chef Rogério Holanda responde!
Freepik

Se existe um mês especial para comer pinhão, é junho. Símbolo do inverno (e das festas juninas!), esse fruto das araucárias tem um sabor afetivo e uma textura única, bem macia. Isso, claro, se você cozinhar direitinho! Confira o segredo do chef Rogério Holanda para essa delícia ficar super molinha e saborosa.

Primeiro, o pinhão deve ser cozinhado na pressão, somente a combinação entre pressão e calor é capaz de acelerar o processo de cozimento do fruto. E é aí que mora o segredo! “Eu coloco uma colher de sal dentro da panela para ajudar a soltar a casca”, entrega o chef.

  1. Existem outras boas dicas para que o seu pinhão fique super macio e saboroso, como a escolha do fruto — pinhões frescos e de qualidade sempre serão mais apetitosos! Agora, voltando para o preparo: com uma faca afiada, faça um corte em cruz na base de cada pinhão, coloque-os na panela de pressão e adicione sal e água suficiente para cobri-los.
  2.  
  3. Tampe a panela de pressão com segurança e leve ao fogo médio-alto. Assim que a pressão for atingida, reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe por cerca de 15 a 20 minutos. Pronto! Assim que esfriar, basta remover as cascas e a pele fina e curtir seus pinhões dourados e suculentos.

Mais notícias

Carregar mais