Dicas

Pinhão: Helena Rizzo ensina a descascar a iguaria junina com truque de família

Tem gostinho de festa junina, mas vale muito preparar para comer em casa ou incrementar receitas; saiba os truques da chef premiada para tirar a casca da semente

Aline Naomi e Júlia Cabral

Pinhão
Pinhão
Freepik

Típico em receitas de São João, o pinhão é uma delícia à mesa, mas tem aquela fama pela casca dura mesmo depois do cozimento. Para gaúchos como Helena Rizzo, isso é apenas um detalhe! A chef premiada compartilhou as artimanhas que usa para abrir a castanha que é a cara das festas juninas.

Como descascar pinhão de forma fácil?

Basicamente, existem apenas duas regras que você deve ter em mente para o preparo do pinhão: cozinhar o alimento na pressão por pelo menos 40 minutos e abri-lo quente (ou, no mínimo, morno). Helena recomenda guardar a água da cocção para usar em receitas, como um arroz cremoso. Delícia!

“Em casa, nós sempre descascamos daquele jeito típico, de ir apertando na 'bundinha' com os dentes e o o pinhão sai pela frente", compartilha a jurada do MasterChef Brasil. Essa é a forma mais "rústica" para obter sua castanha saborosa, mas não é a única técnica a ser usada na cozinha.

Hoje, para quem consome bastante a iguaria ou quer usar o ingrediente em receitas, um descascador de pinhão já está disponível nas lojas, mas a boa e velha faquinha de serra também resolve o problema. Basta cortar a base do pinhão na horizontal e a casca na vertical. 

"O importante mesmo é cozinhar o pinhão com a casca e descascar com ele ainda quente porque depois ele gruda e fica muito difícil", garante a chef. Por mais que o ingrediente vá bem em receitas, Helena recomenda ir com parcimônia devido ao sabor adstringente da semente.