Suflê de "Ainda Estou Aqui" era de verdade; chef revela bastidores dos pratos cenográficos

Por trás das comidas cenográficas do longa, Rafael Brito, chef-produtor, confidenciou detalhes dos bastidores para Band Receitas

Por Júlia Cabral

Suflê de "Ainda Estou Aqui" era de verdade; chef revela bastidores dos pratos cenográficos
"Suflê de Ainda Estou Aqui" era de verdade
Divulgação

"Tem muita cena que parece uma coisa, mas é outra totalmente diferente. O chantilly pode ser um creme de barbear e o queijo cola", confessa Rafael Brito, chef responsável pela comida cenográfica do filme "Ainda Estou Aqui", indicado ao Oscar 2025.

Brito entende do assunto como poucos. Produziu dez temporadas de MasterChef, Pesadelo na Cozinha, Iron Chef, a série Sintonia e longas como "O Lado Bom de Ser Traída", além do premiado Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles.

A obra retrata a história de Eunice Paiva, advogada que lutou para preservar a memória do marido, o ex-deputado Rubens Paiva, assassinado pela ditadura, mas espectadores mais atentos devem ter reparado que ela também era uma cozinheira de mão cheia.

Pois bem, todas as comidas exibidas no filme foram preparadas pelo chef Brito, que entregou os bastidores gloriosos de preparar as comidas cenográficas do filme do ano com exclusivdade para Band.com.br.

O suflê da Dona Eunice

Ainda nas primeiras cenas da obra, Eunice, interpretada por Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz dramática, pede à filha mais velha, Vera, que “trate de não sumir porque hoje eu vou fazer suflê”.

Era o famoso suflê de queijo da "Dona Eunice", mencionado outras quatro vezes no filme e reverenciado no capítulo "Já falei do suflê?", do livro “Ainda estou aqui” (que deu origem ao premiado), de Marcelo Rubens Paiva.

Estamos falando, então, não de uma mera receita, mas de uma entidade gastronômica que perpassa o enredo da trama e marcou a vida dos membros dos filhos de Rubens e Eunice.

Não à toa, há uma cena em que os filhos lamentam ter fracassado na tentativa de assar o suflê da matriarca. O que poucos sabem é que o prato que aparece na tela era um suflê de verdade, feito por Brito.

O grande desafio foi fazer um suflê solado e nada bonito

Para isso, o chefão repassou dezenas de testes de coloração e de textura: "Tudo é feito milimetricamente. Os pratos que dão certo [na ficção] precisam ter mais viço que daquele servidos em restaurante. Trabalhamos a estética em torno da intenção do prato em cena".

A vida presta

Brito produziu mais uma cena para o filme que atingiu quatro milhões de espectadores nos cinemas brasileiros. 

Lembra o jantar em família? Quando todos se deliciam com os pratos feitos por Eunice? Por trás da câmera, as mãos que deram vida às delícias são de Brito, que garante fazer um sucesso entre o elenco.

O pessoal erra para comer de novo

Extasiado, o cozinheiro não escondeu a emoção de ter participado de uma das maiores produções já feitas nos últimos anos, com repercussão mundial.

"Eu olhava todos aqueles artistas e pensava: ‘Olha onde eu estou'. Chorei que nem um bebê quando o filme foi indicado ao Oscar. ", confidencia.

O chef talentoso encerra o papo reforçando a importância de ter confiança no trabalho, endossado pelos nomes de peso no elenco do projeto. 

O olhar sereno e simplicidade de Fernanda Montenegro me marcaram. Vi que tudo vale a pena.

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