Um estudo recente, realizado pela Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, divulgou quais são as verduras mais saudáveis do planeta para você consumir todos os dias e ter mais qualidade de vida.
A pesquisa analisou 47 alimentos com base em sua densidade nutricional, levando em consideração a presença de 17 nutrientes essenciais (potássio, fibras, proteínas e vitaminas, etc) em relação a cada 100 kcal de vegetais crus.
O resultado? Todas as 10 primeiras posições do ranking foram ocupadas por vegetais de folhas verdes. Band Receitas listou cada um desses alimentos para você incluir no cardápio!
O que são verduras com alta densidade nutricional?
O conceito de “Powerhouse Fruits and Vegetables” (PFV), ou “Frutas e Verduras Poderosas”, foi adotado pelos pesquisadores para classificar os alimentos com pontuação superior a 10 durante a avaliação.
Isto é, são vegetais reconhecidos pela sua alta concentração de nutrientes, o que é necessário para quem busca uma alimentação mais saudável.
Acontece que, no ranking final, nenhuma fruta entrou para a lista, com o limão siciliano aparecendo apenas na 28ª posição. Isso quer dizer que devemos incluir mais vegetais na dieta!
Quais são os vegetais mais saudáveis do mundo?
- Agrião: rico em antioxidantes e aminoácidos, excelente fonte de vitamina B12, nutrientre altamente presente na carne vermelha (ou seja, ótimo para dietas vegetarianas!).
- Repolho chinês: contém vitaminas A, C, B9, cálcio e ferro, além de ser excelente para quem busca emagrecer por conta do seu baixo valor calórico.
- Acelga: combate a anemia com sua riqueza em ácido fólico, ferro e vitamina C, além de vitamina A.
- Folha de Beterraba: fortalece o sistema imunológico e combate o envelhecimento precoce, graças à sua alta concentração de vitamina C.
- Espinafre: previne anemia e fortalece os ossos devido à presença de ferro, cálcio, magnésio e fósforo.
- Chicória: rica em fibras, regula a função intestinal e proporciona saciedade, além de ser uma boa fonte de vitaminas A, B, C e potássio.
- Alface: ajuda no controle da pressão arterial e saúde cardíaca com o potássio, além de vitaminas K e B, ômega 3 e ácidos graxos.
- Salsinha: possui propriedades antibacterianas e antioxidantes, reforçando o sistema imunológico e prevenindo doenças.
- Alface Romana: rica em vitaminas A e C, auxilia na prevenção de doenças cardíacas, diabetes e envelhecimento precoce.
- Couve: Com forte ação antioxidante devido à vitamina C, ajuda na absorção de ferro e no controle do diabetes, favorecendo a produção de insulina.