O curd, na verdade, é um creme à base de algum suco de fruta, normalmente bem ácido, que é espessado com ovo, manteiga e um pouquinho de amido. Com isso, ele acaba virando um creme, como o de confeiteiro, só que com sabor bem ácido.
Dá para fazer o curd de várias frutas. Um dos mais comuns é o curd de limão, que a gente vê nas tortas de limão, principalmente, aquelas de estilo americana, que tem o creme bem amarelado.
Eu vou ensinar para vocês um que eu adoro, que é o de maracujá. Você vai fazer o seguinte: vai pegar 180 ml de polpa de maracujá, bater e passar pela peneira. Com isso, você terá só realmente o suco, sem a semente. Depois, junte 170 g de açúcar, 150 g de manteiga, 4 ovos e 1 colher de sopa bem cheia de amido de milho. Misture bem, a frio.
Na sequência, leve ao fogo para cozinhar, mexendo sempre. A manteiga, obviamente, ainda vai estar um pouquinho dura quando você colocar para cozinhar, mas vá mexendo no fogo baixo. Quando você notar, o creme vai engrossando, engrossando e, de repente, ele ferve e pumba: fica espesso e lindo!
Aí, só desligar e bater bem com uma colher, até ele ficar lisinho e cremoso. Você pode usá-lo, por exemplo, para rechear uma massa de torta com chocolate – ou agora, na Páscoa, quem sabe, fazer um ovo recheado de curd de maracujá – fica delicioso!
Outra dica é comê-lo com uma bolachinha ou usar no pavê com bolacha champanhe. É mil e uma utilidades, e delicioso!??
E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!