Hoje eu vou contar uma história que vem junto com uma receita que eu escutei do chef Breno lá em Alagoas, Maceió, que eu tava semana passada. É a história de uma receita do camarão do Bar das Ostras.
Num barco pequenininho perto ali da onde se colhia as ostras e tinha uma senhora que fazia esse camarão que todo mundo amava. Ela fechou o bar, as filhas continuaram fazendo, mas era um sucesso tão grande que a Só Coco, uma indústria grande lá de Alagoas, resolveu aprender essa receita que tinha leite de coco mas não tem, tá gente? Olha que ironia.
Então a Só Coco comprou das filhas dessa senhora, a receita do camarão. Quando a Só Coco foi ver, não tinha leite de coco. Tudo bem, tava ali com a receita e tal. O que que o estado de Alagoas fez? Comprou a receita da Só Coco, tombou a receita como patrimônio imaterial do Estado e essa receita tá aí fácil e disponível pra todo mundo.
Ela é o seguinte: 1kg de camarão grande, descascado, marinado no sal com suco de limão, ½ cebola picadinha, dois dentes de alho, cinco tomates, umas quatro raminhas de coentro, um pimentão verde, três colheres de óleo e ½ litro de creme de leite fresco.
Como é que se prepara esse prato? Você vai bater no liquidificador a cebola, o alho, os tomates, o pimentão, o coentro, vai refogar, vai pegar uma panela, colocar o óleo e vai refogar na panela — eles falam que a panela de barro, aquela preta de Guarapari.
Deixa reduzir, coloca os camarões, o creme de leite e cozinha por cinco minutos. Pronto, é só isso. Serve com arroz, postas de cação frito, farofa e uma saladinha de alface e tomate. Eu ainda não fiz, só tive o privilégio de provar, tava delicioso e agora vocês façam e me contem.
Eu vou fazer também e é uma receita deliciosa, vale a pena e me pareceu bem fácil. E não se esqueça que você pode sempre falar comigo através do hojepode@bandnewsfm.com.br ou pelas redes sociais no @carolecrema pra me pedir dicas e receitas. Fala comigo!