Como eu estava falando aqui outro dia, a minha coluna em que falei sobre a grelha rendeu várias perguntas, fiquei bem contente. Se você ainda não ouviu, clique aqui e leia minhas dicas para o uso correto da grelha de ferro.
Aí, o Edilson, que mora no ABC paulista, em São Paulo, me contou que ele tem a grelha em casa e quer aprender a conservá-la. Ótima pergunta!
Na verdade, na grelha, a gente tenta colocar o mínimo possível de produto de limpeza, porque ela é muito aderente. O ferro, se não for esmaltado, acaba absorvendo bastante produtos químicos. Por isso, existem escovinhas específicas para grelha, aquelas com cerdas metálicas.
Então, o ideal é banhar a grelha com água fervendo, para tirar o excesso de gordura, e esfregá-la bem só com um pouquinho de detergente e essas escovinhas de cerdas. Limpe bem e passe por água corrente, para tirar qualquer sobra da comida que você preparou na grelha.
Depois que você tirar tudo, vai levar a grelha para secar no sol – se estiver um dia quente – ou na boca do fogão. Como eu faço: ligo as bocas do fogão e aqueço a grelha até ela secar completamente. Aí, eu desligo e espero ela esfriar. Passo um paninho seco e está pronto!
O Edson me falou também, que sua grelha está esbranquiçada e gruda muitos alimentos. Isso deve ser resíduo acumulado, então, escove ela bem e deixe secar. E como eu já disse: na grelha de ferro, a gente não usa gordura. Se na grelha estão grudando alimentos e ela for de ferro mesmo, é porque ela não está aquecida o suficiente. Ou seja, prestem atenção na temperatura.
E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais, @carolecrema, participe! OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM: