Truques da vovó: chefs revelam como saber se o óleo está quente para fritura

Nem frio, nem quente demais: o óleo deve estar na temperatura certa para uma fritura crocante e sequinha; descubra o truque dos chefs para saber o ponto

Da Redação

Se o óleo estiver frio, a fritura fica murcha e encharcada. Se estiver muito quente, ela acaba queimando por fora enquanto fica cru por dentro. Ninguém quer passar por isso na hora de comer um pastel, uma batata frita ou até mesmo um cannoli, não é mesmo?

Fato é que a temperatura ideal das frituras perfeitas é de aproximadamente 180 graus, mas você não precisa ter um termômetro culinário para saber se o óleo está no ponto certo. O Band Receitas, junto com os chefs Edu Guedes e Flávio Fukuda, te ajudam nessa missão!

Quando o óleo está bom para fritar?

Tudo que você necessita ter em mão é uma colher de pau, um palito de fósforo ou apenas um pedacinho da massa que vai para a imersão. Um pouquinho de traquejo na cozinha e pronto: coloque um destes três itens no óleo quente para saber se está no ponto certo.

Se em volta do ingrediente (ou utensílio) ficar borbulhando, como demonstra o vídeo desta matéria, saiba que o óleo já está pronto para receber o alimento. Entretanto, se quando você encosta a colher de pau, nada acontece, espere mais alguns minutinhos.

No caso do fósforo, o processo muda um pouco. Aqui, você você precisa jogar o item de cozinha (totalmente novo, sem uso!) dentro do óleo: assim que acender, sua gordura está na temperatura perfeita para a fritura.

Para manter a temperatura, evite colocar muitos alimentos para fritar ao mesmo tempo. Isso pode deixar sua fritura encharcada. Ah, outra dica da vovó é fritar aos poucos, sempre usando uma escumadeira para colocar os alimentos na panela.

Mais notícias