Estrogonofe é da Rússia? Chef Janaína Rueda explica origem do prato

A chef que comanda o Bar da Dona Onça, em São Paulo (SP), é considerada a "rainha do estrogonofe" na cidade; veja no Papo com Sabor

Da Redação

O estrogonofe – ou strogonoff – tem nome difícil e origem russa, mas, segundo a chef de cozinha Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça e A Casa do Porco, em São Paulo (SP), trata-se de um prato “brasileiríssimo”. 

No Sítio Rueda, Janaína conta que a receita original do prato leva vodca, iogurte e páprica, ingredientes que não aparecem nas versões brasileiras. Por isso, o estrogonofe feito com creme de leite, catchup, mostarda etc. é coisa nossa. Assista ao Papo com Sabor!

“Todo mundo acha que é um prato da cozinha italiana. Não é italiano, é brasileiro. Não tem polpetone na Itália. Muita coisa que a gente come no Brasil e que muita gente fala que é de uma cozinha internacional… Não é verdade”, explica a chef. “Você não vai comer estrogonofe na França. Você come na Rússia, mas é completamente diferente”, completa.

De onde vem o estrogonofe?

Da Rússia para o mundo: de acordo com Janaína Rueda, a receita saiu da Rússia, passou pela Bélgica e chegou à Paris, na França. O estrogonofe, no entanto, não virou um “prato de bistrô”, mas, sim, um prato popular.

“Falo que o estrogonofe é um prato popular brasileiro. Descobri que era um prato de fazendas, de grandes fazendas. Falavam que era um prato francês, mas descobri com um historiador que é um prato russo. Mas, lá na Rússia, ele é feito com vodca, iogurte e páprica. Com as guerras, o estrogonofe foi descendo para a Bélgica. E, da Bélgica, foi para Paris. Em Paris, ele não chegou a ir para os restaurantes estrelados. O prato ficou nos cabarés, nas boates”, conta Janaína.

Como o estrogonofe chegou no Brasil?

Ainda bem que a receita “viajou” da Bélgica para a França. De Paris, o estrogonofe “desembarcou” no Brasil. 

“Os barões de café iam muito à Paris. Eles traziam os cozinheiros de lá para cozinhar em seus casarões. Obviamente, quando chegou ao Brasil, o estrogonofe se popularizou de norte a sul do país”, explica.

Hoje, existem versões de estrogonofe para todos os gostos. “Aqui tem estrogonofe de frango, de peixe, de carne… Ele é, hoje, um prato popular brasileiro”, finaliza Janaína Rueda.

Mais notícias

Carregar mais