Você estava assistindo ao MasterChef e pensou: qual sabor dos macarons? Esse docinho francês que já eliminou muitos participantes da maior competição culinária do mundo carrega a fama de ser uma receita complicada de reproduzir, mas será que é gostoso? O Band Receitas responde!
Seu sabor vai depender muito do recheio escolhido, mas a massa se assemelha a um suspiro – só que menos doce e muito mais nobre. Pode experimentar sem medo, se você gosta de sobremesas mais refinadas, vai amar!
Como acertar no macaron?
Se você quer tentar reproduzir a receita em casa, não precisa ter medo. O pastor Endrik, participante da 10ª temporada do MasterChef Brasil, compartilhou com a gente a receita do seu macaron com ganache de chocolate branco e limão com muitos detalhes. Confira!
Ingredientes:
Macaron
- 125 grama(s) de farinha de amêndoas
- 125 grama(s) de açúcar de confeiteiro
- 100 grama(s) de clara de ovo
- 150 grama(s) de açúcar refinado
- corante em gel na cor amarela
Recheio
- 100 grama(s) de chocolate branco
- 1 unidade(s) de suco de limão siciliano
Modo de preparo:
Junte a farinha de amêndoas ao açúcar de confeiteiro. Bata por 5 segundos no processador ou no liquidificador para que os dois ingredientes fiquem bem misturados. Peneire e reserve.
Na batedeira, coloque as claras e bata em velocidade alta por 3 minutos. Incorpore o açúcar refinado aos poucos até obter um merengue de pico bem firme (aprox. 5 minutos) Dica: é muito importante que o merengue esteja firme, pois no próximo passo, sua receita pode não chegar no resultado desejado.
Sem bater, comece a incorporar a primeira mistura ao seu merengue com a ajuda de uma espátula de silicone. Adicione em 3 partes, sempre mexendo para incorporar a mistura seca ao merengue. Você vai perceber que a massa estará firme no começo. Misture sempre fazendo um formato de 8 no bowl. Esse processo se chama “macaronagem” e é a principal etapa de toda a receita. É nesse momento que você vai dar o ponto do macaron.
Ao continuar mexendo, a mistura vai começar a ficar mais leve e perder a estrutura firme. Esse é o ponto de atenção! Sempre que estiver fazendo a chama “macaronagem”, observe como a massa está. Pegue uma porção de massa na espátula, levante e deixei cair sozinha. Se a massa ficar firme na espátula e cair dura no bowl, continue mexendo. Se a massa cair lentamente como se fosse um véu continuo e demorando para quebrar, é a hora de parar. Não mexa mais na sua massa. Se a massa ficar muito mole, você perdeu o ponto e seu macaron não dará certo.
Transfira a massa no ponto certo para um saco de confeitar com bico redondo médio, ou grande, e comece a dar a forma dos seus macarons em uma forma com uma manta de silicone ou papel manteiga. De uma vez só, coloque uma porção contínua de massa em tamanho de aproximadamente 3 cm. Não faça círculos com o bico. Se a massa estiver no ponto ela vai aumentar e esparramar sozinha. Deixe um espaço considerável entre um macaron e outro para não se unirem quando esparramar. Deixe a massa descansar entre 20 minutos e 30 minutos, para que ela assente e crie uma leve película. Isso vai ajudar na crocância.
Coloque para assar em forno pré-aquecido entre 140°C e 160°C por aproximadamente 15 minutos. O tempo pode variar dependendo do tipo de forno. Sempre observe se sua massa não está ficando escura. Se isso acontecer, tire imediatamente do forno. Deixe a massa descansar.
Ganache: Derreta em banho-maria ou micro-ondas o chocolate branco. Incorpore o suco de limão e adicione bastante raspas de limão. Prove. Deixe descansar em temperatura ambiente até atingir o ponto para rechear ou utilize a geladeira, mas sem deixar gelado, apenas para esfriar e dar ponto.
Montagem: Separe os macarons por afinidade. Procure pares de macarrons do mesmo tamanho e separe. Faça isso com todos. Com ajuda de um bico de confeitar, coloque a ganache em um dos lados do macaron e feche sem fazer força para não quebrar o doce. Sirva preferencialmente no dia seguinte. Pode ser armazenado na geladeira.
E caso ainda tenha ficado alguma dúvida, a Carole Crema entregou todos os truques que ela usa na cozinha para acertar nos macarons de primeira! Spoiler: a escolha da farinha e a temperatura dos ingredientes fazem diferença no resultado do docinho, viu? Clique aqui para saber mais!