Polenta bem feita é outra história. Com o preparo certo, fubá, manteiga e água (ou caldo!) se transformam em um prato cremoso, saboroso e potente, que tem aquele gostinho afetivo. Dá para combinar com ragu de carne, molho de linguiça e até cogumelos!
É uma receita simples, que não exige muita técnica culinárias ou apetrechos sofisticados, mas somente alguns cuidados no preparo. Seguindo estas dicas dos chefs Edu Guedes e Flávio Fukuda, a polenta fica cremosona e consistente:
Cuidado com a proporção
O segredo da boa polenta está na proporção entre o fubá e o líquido! "Para cada xícara da farinha de milho, coloque três xícaras de agua ou caldo", ensina Fukuda. Outro truque é dissolver essa mistura antes, aos poucos, evitando o risco de ter gruminhos.
O líquido precisa ter sabor
A polenta é uma receita simples, portanto, capriche nos ingredientes. Se na sua casa o costume era colocar água, experimente saborizar o líquido, colocando alguns pedacinhos de bacon, ou misturando com caldo de carne ou de legumes. Faz toda a diferença!
"Na Itália, eles usam os ingredientes que estão por perto, desde molho do frango, pimenta-do-reino até talo de ervas, como coentro", diz Edu Guedes. Confira a receita cremosa do programa que é tiro e queda!
Polenta cremosa e consistente
Ingredientes
- 800 ml(s) de água quente saborizada ou caldo de carne ou legumes
- 1 colher(es) de sopa de alho picado
- 240 grama(s) de fubá dissolvido em 650 ml de água
- 200 grama(s) de queijo meia cura ralado
Modo de preparo
Em uma panela, leve a água para ferver e, assim que levantar fervura, diminua o fogo e incorpore o fubá aos poucos, mexendo de tempos em tempos, enquanto prepara o frango.