Qual fruta não pode comer com leite? Especialista desvenda mistério!

De manga à abacaxi, saiba os mitos e as verdades dessa lenda alimentar

Júlia Cabral

Qual fruta não pode comer com leite?
Envato Elements

Você provavelmente já deve ter se perguntado qual fruta não pode comer com leite! Afinal, desde criança, ouvimos crenças como a de que não pode misturar manga ou abacaxi com leite, entrar na piscina depois da refeição ou comer bolo quente.  

Conversamos com a nutricionista Thaís Parra para entender a origem desse primeiro pensamento e se ele é verdadeiro ou não! Confira:

Qual fruta não pode comer com leite?

A resposta é nenhuma! Segundo a especialista, não existe problema algum em misturar frutas e leites. Inclusive, é “mais recomendado tomar uma vitamina pela manhã do que um achocolatado rico em açúcar”.

A nutricionista acredita que esses mitos, como o de que abacaxi com leite faz mal, tenham sido inventados pela diferença de pH dos alimentos, mas isso não é motivo de restrição! “Nós temos o tamponamento, que são sistemas que vão acidificar ou alcalinizar o organismo, de acordo com a necessidade", explica.

Embora toda fruta possa ser misturada com o leite, Thaís recomenda ligar o alerta se essa combinação não lhe cai bem. “O que se deve ter atenção é se a pessoa não tem uma predisposição que prejudique a digestão desses alimentos, como gastrite, mas em geral os indivíduos saudáveis não têm nenhum problema em consumi-los".

O mito da manga com leite

Essa lenda é antiga e (ainda!) muito repassada. Acontece que a teoria de que manga com leite faz mal também não passa de um mito – e a origem dele vai te chocar.

Thaís comenta que o boato surgiu no período do Brasil colonial e é explicado por pesquisadores: o leite era um alimento escasso e bem caro, portanto de consumo exclusivo dos senhores de engenho, enquanto a manga era uma fruta facilmente encontrada. Para evitar que as pessoas escravizadas consumissem a bebida, a história foi inventada.

Então, agora você já sabe! Pode misturar frutas com leite desde que a combinação não cause um desconforto. Nesse caso, o melhor é procurar um especialista e investigar, combinado?

Mais notícias