Tomar leite após as refeições é um hábito alimentar questionado por muita gente. Consumir leite logo depois do almoço, por exemplo, faz mal à saúde? A nutricionista Angélica Grecco, do Instituto EndoVitta, tira a dúvida ao Band Receitas.
De acordo com a especialista, a resposta é não, nenhuma evidência científica prova a teoria popular. Porém, crianças e pacientes com anemia devem evitar o hábito.
“O leite, por ser muito rico em cálcio, acaba competindo com a absorção e biodisponibilidade do ferro. Recomenda-se que crianças e pacientes com anemia evitem alimentos que são fontes de cálcio, como leite e iogurte, durante e depois das refeições”, afirma a nutricionista.
A bebida, no entanto, pode ser consumida no café da manhã ou lanche da tarde. “No almoço e no jantar, priorize o feijão, folhas verdes-escuras e carne vermelha, que são importantes fontes de ferro”, completa.
Indica-se, também, que pacientes alérgicos não tomem leite de vaca e pacientes intolerantes optem por versões do leite sem lactose. “O açúcar presente no leite pode causar algum desconforto, inchaço abdominal, diarreia e cólicas”, finalize Angélica Grecco.