A resposta é simples: apesar de parecidos em sua forma física, cada embutido tem composição e temperos diferentes. A calabresa é invenção nacional – por isso, tão presente nos pratos da culinária brasileira. “Ela foi criada no Bixiga, bairro com forte imigração italiana em São Paulo”, diz o chef Adriano Soares, com passagens pelo Grupo Mani e Chez Claude. O embutido “brazuca” tem como base a carne suína, sendo temperado com pimenta-calabresa – daí o seu nome.
Já o pepperoni tem origem norte-americana – o que explica a sua presença em tantas produções de Hollywood. Com inspiração nos embutidos italianos, como explica o chef, leva carne bovina e suína na receita, e é temperado com páprica, o que deixa o sabor muito mais intenso.
O uso dos dois é similar – ótimos para petiscos e sabores de pizza. Inclusive, o pepperoni, muitas vezes, é encontrado já fatiado para essas finalidades. “Porém, para uma refeição completa, costumamos optar pela calabresa, justamente pelo sabor mais suave e, por tanto, mais fácil de ser consumido em grandes quantidades”, conta Adriano.