Dicas

Quais são os benefícios dos temperos? Esses 5 são terapêuticos; entenda

Pimenta vermelha, alho, cúrcuma, canela e gengibre: além de adicionarem sabor, esses 5 temperos têm propriedades terapêuticas; nutricionista explica:

Da redação, com The Chef

Ação termogênica, anti-inflamatória, antibacteriana, afrodisíaca... são muitos os benefícios escondidos por detrás da pimenta vermelha, do alho, da cúrcuma, da canela e do gengibre. Quem ajuda a esclarecer todos os prós é a nutricionista Fernanda Giacomo, convidada do The Chef com Edu Guedes; assista acima ou leia as explicações abaixo: 

Pimenta vermelha
 

A principal substância da pimenta vermelha, segundo a nutricionista, é a capsaicina, composto com ação termogênica. Ou seja, ela aumenta a temperatura do corpo, fazendo com que o corpo gaste mais calorias e queime gorduras. Ela também é afrodisíaca, garantindo disposição para as atividades do dia a dia. 

Alho 


O alho é um antifúngico, um antibacteriano natural, garantindo efeito anti-inflamatório no corpo. Contudo, para extrair 100% deste benefício é necessário o consumo cru. A sugestão da especialista é fazer uma pasta de alho para comer junto com outros alimentos, ou salpicar pedaços bem pequenos em pratos prontos, como o macarrão. 

Cúrcuma 


São muitos os pontos positivos da cúrcuma, incluindo o efeito protetor do fígado. Segundo a nutricionista, a cúrcuma auxilia no processo de detoxificação do corpo, que é a eliminação de substâncias toxicas por meio da urina e fezes. “Por exemplo, uma pessoa que passou por um tratamento e tomou muita medicação, os resíduos desse medicamento são lipossolúveis [solúvel em gorduras], então o fígado, que é um órgão bem gorduroso e que faz essa transformação, pode acabar ficando sobrecarregado”, explica. “A gente já tem esse processo naturalmente no nosso corpo, mas, em alguns momentos, ele [o fígado] pode estar muito prejudicado e a cúrcuma ajuda a acelerar esse processo e a eliminar essas toxinas”, complementa Fernanda, que aconselha 2 gramas do tempero ao dia. 

Canela 


A canela auxilia na redução da glicemia. “Então, àquelas pessoas que estão com a glicemia alta e precisam gerenciar isso, dentro, é lógico, de um contexto de outros cuidados, a canela pode ser aliada”, explica Fernanda. A canela também é antioxidante, o que contribui na prevenção de doenças.  

Gengibre 


O gengibre é anti-inflamatório, ajuda a melhorar muito a imunidade e também é termogênico. “Quer mais um motivo? Auxilia na libido”, diz a nutricionista.