Dicas

Qual a diferença entre lombo, filé mignon e pernil suíno?

Cortes são saborosos e tem ótimo custo-benefício, excelente opção para a ceia de Natal; entenda a diferença entre eles

Da Redação

Cortes suínos são ótimas opções para a ceia de Natal
Cortes suínos são ótimas opções para a ceia de Natal
Envato Elements

Sabia que a carne de porco é mais saudável do que a de boi? E seus cortes tem muito sabor e versatilidade também, como o lombo, filé mignon e pernil suíno. Fica a dica para apostar neles como opção para a ceia natalina, mas antes vamos entender as características de cada um?

Qual a diferença entre lombo, filé mignon e pernil suíno?

O lombo é um corte suíno proveniente do dorso do animal, consequentemente sendo mais magro. Ela é uma carne nobre, muito consumida ao redor do mundo e pode ser encontrada em diferentes formatos, como defumada ou in natura.

Segundo o cozinheiro Mário Mangoni, por ser uma carne com menos gordura, é também mais seca. “Por isso, seu preparo deve ser selado e assado para manter a umidade e, assim, ficar mais suculenta”, comenta o especialista. 

Já o pernil, mais gorduroso, permite um cozimento mais longo quando feito em peça. Ele é retirado da parte traseira do animal e é considerada uma das partes nobres do porco: mais firme, é uma proteína deliciosa que dá vida ao presunto e pode ser encontrada em várias receitas aqui do site.

Agora, o filé mignon é o rei dos cortes, seja bovino ou suíno. Estamos falando de uma carne magra que possui pouca gordura. Retirado do lombo, o filé mignon suíno possui baixo índice de gordura superficial e é considerado um dos cortes mais macios e saudáveis da carne de porco, podendo ser preparado cozido, grelhado ou assado.

Tópicos relacionados