Dicas

Qual a diferença entre diet, light e zero? Entenda

Ao contrário do que muita gente acredita, nem todo alimento diet tem poucas calorias

Bruna Artero

Qual a diferença entre diet, light e zero?
Qual a diferença entre diet, light e zero?
Unsplash/Reprodução

Na hora de fazer as compras, é comum surgir dúvidas ao ler os rótulos dos alimentos. É possível, por exemplo, que o mesmo produto seja diet, light e zero. Mas, afinal, qual a diferença entre essas três categorias? A nutricionista Laís Epifanio Machado tira as dúvidas e te ajuda a decifrar as embalagens.

Segundo a especialista, as variações foram criadas especialmente para os grupos que possuem restrições a determinados ingredientes. Saber a especificação de cada um é importante para você não ingerir um alimento diet, por exemplo, achando que ele tem uma especificidade que não tem. Entenda as diferenças entre eles.

DIET

São indicados para quem possui restrições alimentares e não pode consumir ingredientes, como, por exemplo, açúcar ou gordura. É o caso de pessoas diabéticas e hipertensas. Contudo, ao contrário do que muita gente acredita, o fato de um produto ser diet não significa que ele é menos calórico. Sorvetes e chocolates diet costumam ser possuir mais calorias do que o produto em sua forma comum, pois acrescenta-se mais gordura para compensar a falta de açúcar e, assim, manter sua maciez.

LIGHT

Nome dado aos produtos que possuem 25% de redução de algum nutriente, como, por exemplo, açúcar, sal e gordura. O intuito desses alimentos é que tenham diminuição de calorias em sua composição, por isso são muito utilizados para quem possui restrições alimentares ou está em processo de emagrecimento.  

ZERO

Os produtos zero são aqueles que possuem exclusão total de um ingrediente, por exemplo “zero açúcar”, “zero lactose” ou “zero sódio”. Podem ser utilizados por pessoas com restrições alimentares diversas e também são indicados para quem está em dieta de emagrecimento.