Alguns alimentos são capazes de prevenir e combater processos inflamatórios no nosso organismo. A nutricionista Paula Cavalini indica cinco opções de frutas, raízes e ervas que possuem propriedades que ajudam no equilíbrio das defesas naturais do corpo, e que podem enriquecer o cardápio do dia a dia.
Confira o TOP 5 de alimentos anti-inflamatórios:
5. Chá verde
As catequinas são as substâncias que garantem as ações antioxidante e anti-inflamatória do chá verde. As propriedades funcionais da bebida ajudam a impedir o processo inflamatório no corpo e, por isso, recomenda-se o consumo diário do chá.
4. Uva
Essa fruta também tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Vale ressaltar que o consumo de vinho deve ser moderado, pois o álcool em excesso desencadeia processos inflamatórios. Uma taça de vinho por dia é o ideal para quem aprecia a bebida.
3. Gengibre
A especialista explica que o gengibre é comparado com o ibuprofeno (remédio com ação anti-inflamatória) em estudos. A raiz ajuda os "soldados de defesa" do corpo a reverterem um quadro de inflamação. O gengibre é ainda mais eficiente quando consumido junto com alimentos ricos em vitamina C, e pode ser servido tanto cru quanto cozido.
2. Cúrcuma
A cúrcuma ou açafrão-da-terra é uma raiz muito parecida com o gengibre. Trata-se de um poderoso anti-inflamatório natural, um verdadeiro aliado de pessoas que sofrem com dores no corpo. A especiaria de aroma intenso pode enriquecer pratos do dia a dia, como o arroz.
1. Açafrão
O açafrão é extraído de uma flor. Esse processo de extração, no entanto, é bastante delicado, o que aumenta o valor da especiaria, considerada um dos alimentos mais caros do mundo. O açafrão, que não deve ser confundido com o açafrão-da-terra, tem alto potencial anti-inflamatório.