Dicas

Quais alimentos ajudam a aliviar gases? Veja 8 opções

Além da escolha dos ingredientes, comer devagar e não beber líquidos nas refeições também ameniza o desconforto

Bruna Artero

Mamão facilita o processo digestivo
Mamão facilita o processo digestivo
Unsplash/Reprodução

Quem nunca sofreu com desconforto e gases depois de uma refeição? Dependendo do alimento consumido, essa sensação pode se intensificar. Sabe o motivo disso acontecer? O Band Receitas conversou com a nutricionista Laís Epifânio Machado que explicou as possíveis causas desse sintoma.

Segundo a especialista, existem alguns alimentos que podem contribuir para a formação de gases no intestino por serem muito fermentativos, que são os que têm uma relação de frutose maior que glicose, como feijão, grão de bico, soja, lentilha, brócolis, repolho, cebola, couve-flor, pepino, leites gordurosos, ovos, alimentos ricos em fibras como aveia, cevada, arroz, integral, refrigerantes e bebidas com gás. 

Para evitar a formação de gases, algumas mudanças na rotina podem ajudar, como evitar tomar líquidos durante as refeições, comer devagar e praticar atividades físicas que estimulam a motilidade intestinal. Além disso, recomenda-se também deixar as leguminosas (feijão, grão de bico e lentilha, soja) de molho por 12 horas para eliminar os fitatos, substâncias que podem contribuir para a formação de gases e até mesmo atrapalhar a absorção de alguns nutrientes, como o ferro, por exemplo.

Vale também apostar em ingredientes que apresentam um processo digestivo fácil, o que ajuda a evitar e aliviar esse incômodo. “Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.

Conheça os benefícios de cada alimentos indicado: 

Tomate 

Apresenta baixo teor fermentativo e, quando consumido cru, pode auxiliar o organismo a produzir menos gases. Além disso, é um poderoso antioxidante, por ser rico em vitamina C, A e licopeno, que auxiliam no combate a produção de radicais livres e possíveis inflamações. 

 

Chicória 

Apesar de seu gosto amargo que não agrada a todos os paladares, a chicória tem em sua composição uma substância chamada inulina, que estimula a digestão e a produção de boas bactérias, ou seja, é um alimento probiótico. Também é rico em fibras e estimula a motilidade intestinal, combatendo assim a prisão de ventre e consequentemente a produção de gases.

 

Abacaxi 

O abacaxi é rico em vitaminas, minerais, fibras e uma enzima chamada bromelina, conhecida por facilitar o processo de digestão e aumentar a motilidade intestinal (capacidade do intestino se movimentar), além de ser conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias. 

 

Iogurte kefir 

Kefir é uma bebida fermentada à base de leite de vaca. O processo de fermentação se dá a partir da adição da cultura de levedura e bactérias de ácido láctico do kefir no leite, ou as conhecidas “sementes de kefir”. Esses microorganismos em contato com a lactose (açúcar do leite), fermentam e se multiplicam, formando uma nova cultura. O kefir é conhecido por ser um poderoso probiótico, por ter cerca de 30 tipos de bactérias e leveduras que melhoram a digestão e auxilia a restaurar o equilíbrio bacteriano intestinal.

 

Mamão 

O mamão possui, além de muitas vitaminas e minerais, fibras e uma enzima chamada papaína, conhecida por facilitar o processo de digestão e aumentar a motilidade intestinal, evitando assim a formação de gases pela fermentação de alimentos no intestino.

 

Erva-cidreira 

Conhecida como cidreira ou melissa, é rica em compostos flavonóides e fenólicos e tem ação terapêutica. Tem propriedade calmante, relaxante, analgésica, anti-inflamatória, antioxidante e é muito usada para tratar problemas digestivos e de ansiedade. Além disso, contém um óleo essencial chamado citral, que tem ação antigases natural. Geralmente é utilizada em chás, mas pode ser adicionada a outras preparações, como sucos e saladas.

 

Gengibre 

É uma raiz que pode ser utilizada em chás, em pó, ou em raspas adicionadas a sucos, iogurtes, saladas entre outras receitas. Além de acelerar o metabolismo, por ser considerado um alimento termogênico, é um antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, relaxa o sistema gastrointestinal, diminuindo náuseas, vômitos e formação de gases intestinais.

 

Erva-doce 

É uma planta conhecida por seus efeitos calmantes, mas não só. Tem uma substância chamada ácido málico que melhora a digestão; e outra chamada anetol, que auxilia na redução de gases intestinais. Todas as partes da planta podem ser utilizadas, o caule, as folhas e as sementes. As receitas mais comuns são os chás, mas também pode ser adicionada a salada, sopas, sucos e molhos.