Dicas

Quais alimentos controlam ansiedade e estresse? Nutricionista indica 5 opções

Especialista explica o que é o “combo serotonina” e dá dicas para controlar o estresse com alimentação

Bruna Artero

Banana ajuda a controlar as emoções
Banana ajuda a controlar as emoções
Envato Elements

Você já descontou as emoções na comida? Esse é um hábito que muitas pessoas têm, mas que pode ser controlado com algumas mudanças na rotina. Segundo a nutróloga Paula Coutinho, a maior parte dos alimentos que a gente consome por ansiedade tem grande quantidade de calorias.  

“No Brasil, se comemora tudo com comida. É difícil você chamar algum amigo para fazer alguma coisa que não seja ao redor de uma mesa. O que precisa tomar cuidado é que, tanto na alegria quanto na tristeza, a gente pode ter focos de excesso de alimentação, e isso, dependendo da constância, acaba sendo um distúrbio alimentar”, explica a especialista no The Chef.

Aqui, ela lista alimentos que ajudam a controlar a ansiedade e dormir melhor.  

LEITE E DERIVADOS  

O leite é um alimento rico em proteínas e em cálcio, substância fundamental para nosso organismo. “Existem muitos estudos que falam que a ausência do cálcio faz com que você tenha mais ansiedade e mais tristeza. Sabe quando a gente fica com aquela sensação de monotonia? A ausência do cálcio pode causar isso”, explica a nutricionista. Por isso, ela critica o hábito frequente de cortar leite e derivados da dieta sem necessidade.

ABACATE

O abacate é uma fruta rica em vitamina C, E e K, além de minerais como potássio e magnésio, que ajudam a hidratar e a manter a saúde da pele e do cabelo. Além disso, a gordura boa ajuda na produção dos neurotransmissores, que estimulam e equilibram as células nervosas.  

CASTANHA-DO-PARÁ

Também conhecida como castanha-do-Brasil, a semente possui diversos benefícios para a saúde, já que é rica em proteínas, fibras, selênio, magnésio, fósforo e zinco, além de vitaminas do complexo B e vitamina E. “O alimento pode ajudar no sono, além de ser ótimo para pessoas que sofrem com a ansiedade, mas é necessário tomar cuidado com a quantidade”, explica a especialista. No entanto, atenção à quantidade, porque em excesso o ingrediente pode ser tóxico.  

LARANJA  

A laranja é uma fruta rica em fibras, vitaminas A, B e C, flavonoides e betacaroteno com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, ajudam a reduzir o colesterol ruim, protegem de doenças cardiovasculares e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, também possui minerais como potássio e cálcio, necessários para a regulação da pressão arterial. Segundo a nutricionista, a ausência de vitamina C faz com que a gente produza muito cortisol que é o hormônio do estresse.  

BRÓCOLIS, BANANA E MELANCIA

Chamado de “combo serotonina”, esse grupo de frutas apresenta um aminoácido chamado de triptofano, que não é produzido pelo organismo. Nesse trio tem a vitamina B6, que é indicada para a TPM; e a vitamina B9, que é o ácido fólico. A especialista afirma que essas três substâncias ( triptofano, B6 e B9) ajudam na produção de serotonina, que causa sensação de bem-estar.