Dicas

Pudim: por que fica com e sem furinhos?

Nutricionista explica que o segredo está na velocidade ao misturar os ingredientes e na temperatura de cozimento

Bruna Artero

Para o pudim ficar sem furinhos é preciso mexer lentamente
Para o pudim ficar sem furinhos é preciso mexer lentamente
Envato Elements

Que o pudim é um dos doces mais populares a mesa dos brasileiros, nós sabemos. Mas a sobremesa divide opiniões. Afinal, você prefere com furinhos ou sem? O Band Receitas conversou com a nutricionista Karina Borba que explicou o porquê da textura variar tanto no resultado dessa iguaria.

Segundo a especialista, no geral, é mais comum que as pessoas prefiram quando o doce fica com uma consistência lisa. Nesse caso, esse doce, que leva ovos em sua preparação, precisa ser assado em banho-maria para que fique cremoso e não talhar as gemas. 

“Quando a receita é batida no liquidificador e levada para cozinhar em uma temperatura muito alta, ele forma furinhos, pois ao bater os ovos, eles incorporam ar e em contato com o calor o líquido borbulha. Essas bolhas não se desfazem, e ficam na consistência de furinhos”, afirmou a nutricionista.

Se a sua preferência é o pudim sem furinhos, tenha paciência no preparo. “O segredo é bater os ingredientes lentamente e cozinhar o pudim em temperatura baixa, no máximo 160ºC, assim o doce fica em uma consistência lisa e uniforme”.

Aqui, ela ensina a preparar uma receita de pudim com 3 ingredientes:

PUDIM DE LEITE
 

Ingredientes

4 ovos
2 latas de leite condensado
2 ½ xícaras (chá) de leite
Pré-aqueça o forno a 160ºC (temperatura baixa). 
 

Modo de preparo

  1. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior. Mexa com o batedor de arame para misturar as claras com as gemas. Junte o leite condensado e misture bem. Acrescente o leite aos poucos, mexendo delicadamente com o batedor, apenas para misturar — evite fazer movimentos bruscos para não incorporar ar. Os furinhos no pudim são bolhas de ar, por isso, mexa delicadamente mesmo. Deixe a massa do pudim descansar enquanto prepara o caramelo — essa pausa é essencial para eliminar possíveis bolhas de ar e garantir um pudim lisinho.