Segundo a especialista, no geral, é mais comum que as pessoas prefiram quando o doce fica com uma consistência lisa. Nesse caso, esse doce, que leva ovos em sua preparação, precisa ser assado em banho-maria para que fique cremoso e não talhar as gemas.
“Quando a receita é batida no liquidificador e levada para cozinhar em uma temperatura muito alta, ele forma furinhos, pois ao bater os ovos, eles incorporam ar e em contato com o calor o líquido borbulha. Essas bolhas não se desfazem, e ficam na consistência de furinhos”, afirmou a nutricionista.
Se a sua preferência é o pudim sem furinhos, tenha paciência no preparo. “O segredo é bater os ingredientes lentamente e cozinhar o pudim em temperatura baixa, no máximo 160ºC, assim o doce fica em uma consistência lisa e uniforme”.
Aqui, ela ensina a preparar uma receita de pudim com 3 ingredientes:
PUDIM DE LEITE
Ingredientes
4 ovos
2 latas de leite condensado
2 ½ xícaras (chá) de leite
Pré-aqueça o forno a 160ºC (temperatura baixa).
Modo de preparo
- Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior. Mexa com o batedor de arame para misturar as claras com as gemas. Junte o leite condensado e misture bem. Acrescente o leite aos poucos, mexendo delicadamente com o batedor, apenas para misturar — evite fazer movimentos bruscos para não incorporar ar. Os furinhos no pudim são bolhas de ar, por isso, mexa delicadamente mesmo. Deixe a massa do pudim descansar enquanto prepara o caramelo — essa pausa é essencial para eliminar possíveis bolhas de ar e garantir um pudim lisinho.