Gema do ovo cozido ficou esverdeada? Saiba como evitar com as dicas dos chefs

A expicação do fenômeno culinário é química pura e dá para ser evitado; veja os truques dos cozinheiros para ter um ovo cozido perfeito, nutritivo e saboroso

Da redação

Você prepara um ovo cozido, retira a casca e percebe uma tonalidade esverdeada em volta da gema. Será que passou do ponto? Estragou? Pode comer mesmo assim? Band Receitas responde sua dúvida!

Quem nos guia nesta tarefa são os chefs Edu Guedes e Renato Pires, que explicaram o que causa o feito culinário durante um episódio do programa The Chef com Edu Guedes.

O ovo cozido com a gema acinzetada não está estragado. Isso acontece, na verdade, por cozimento excessivo — o ferro da gema reage com o sulfeto de hidrogênio da clara e cria essa descoloração cinza-esverdeada.

"Ele pode ser consumido, mas o sabor é ruim", afirma Edu Guedes. Então, qual o tempo ideal para cozinhar o ovo? Anote esta dica do Renato Pires: em 7 minutos, você atinge o ponto perfeito.

Vale lembrar que os ovos cozidos são uma excelente fonte de nutrição, pois são ricos em proteína, lipídios e uma série de minerais, mas a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda o consumo de quatro ovos por dia.

Mais notícias