Dicas

Por que o ovo cozido fica verde? Saiba a ciência por trás e qual é o ponto certo

É pura química e dá para ser evitado; veja o que os chefs fazem para ter um ovo cozido perfeito e nutritivo

Da Redação

Todo mundo já colocou aquele ovo para cozinhar sem tempo marcado e, quando descascou, percebeu que ele estava esverdeado. Afinal, ovo pode ficar verde? Será que estragou? Não, mas isso também não significa que é um bom sinal. Nós te explicamos:

Isso acontece por conta de uma reação química entre os compostos de enxofre e ferro no ovo e o sulfeto de hidrogênio presente na clara, que acabou cozinhando demais. Quando eles reagem, forma-se aquele anel verde na camada do alimento.

Só existe uma forma de evitar esse "acidente" e os chefs te contam: "Pode cozinhar até o tempo que quiser, mas o tempo deve ser respeitado", diz Edu Guedes sobre o ponto do cozimento do ovo. Siga essa relação para não errar mais:

Gema bem cozida, mas sem passar do ponto: 12 minutos

Gema cremosa: 7 minutos

Ovo mollet (clara cozida e gema mais líquida): 6 minutos

Ovo quente (clara cozida macia e gema bem mole): 4 minutos

"Muitas vezes, as pessoas têm medo da samonela e acaba cozinhando demais, mas isso também não é legal", complementa o apresentador. Outra dica dos cozinheiros é colocar em água fria depois do tempo certo. "Para não continuar cozinhando", diz Renato Pires.

Seguindo os tempos indicados acima, você garante o ovo cozido perfeito, tanto em aparência quanto em sabor. Lembrando que esse tempo é depois de levantar fervura, combinado?