Agora que você já sabe a diferença entre as carnes tradicionais do Natal, é hora de entender o tempo de cozimento de cada uma — afinal, ninguém quer comer peru, pernil ou tender seco, não é mesmo? Confira as dicas do Band Receitas para uma proteína mega suculenta!
Qual o tempo de cozimento do peru?
O peru é uma carne leve, de sabor marcante e pouca gordura, o que significa que precisa ser preparada com cuidado para não ficar seca. Sendo assim, cronometrar o tempo de cozimento, tal como caprichar na marinada são truques essenciais para prato natalino macio e suculento!
Segundo a chef Cris Muratori, o tempo de preparo vai depender do peso da ave e da temperatura do forno: “Para cada kg de peru, o tempo estimado de cozimento é de 45 minutos à uma hora, em uma temperatura de 180°C a 200°C”.
A grande questão do preparo do peru é que ele costuma assar de maneira desigual, sendo difícil que algumas partes, como peito e coxas, fiquem macios e suculentos, uma vez que tendem a ressecar primeiro. “A carne do peito, por ser mais macia, costuma cozinhar mais rápido do que as coxas e sobrecoxas, que são mais duras e têm carne mais escura”, explica.
Como evitar que o Peru fique ressecado?
1. Passe manteiga entre a pele e a carne.
2. Coloque um pouco de água na assadeira e vá regando o peru a cada 30 minutos.
3. Outro cuidado importante é amarrar e cobrir as partes mais sensíveis, como a ponta das coxas e asas com papel alumínio, colocar em assadeira e manter coberto até faltar 30 minutos para o cozimento.
4. Se tiver um termômetro, utilize-o em diferentes partes: no peito e nas coxas e sobrecoxas – ele estará suculento com 65°C;
5. Após assar, mantenha embrulhado em papel alumínio por até 2 horas. Esse descanso permite que a carne absorva naturalmente seus líquidos, fazendo com que fique mais suculenta.
Qual o tempo de cozimento do pernil?
Existe um cálculo básico para o tempo de cozimento coberto, em forno médio: 1 hora, mais 30 minutos para cada quilo do peso da carne. Então, por exemplo, se o pernil tem 4 quilos: 1 hora mais 4 x 30 minutos = 3 horas de cozimento coberto.
Para ter certeza que o pernil está assado, introduza uma faca de ponta na parte onde o pernil é mais largo: se sair água com sangue ou meio rosada, o pernil ainda não está assado.
Qual o tempo de cozimento do tender?
Pensa numa carne saborosa, de sabor marcante. Com apenas azeite, manteiga e temperos frescos, você realça o sabor e garante uma carne macia e suculenta. Como o tender é pré-cozido, você precisa apenas terminar de assar e dourar a peça no forno.
É muito difícil errar errar o ponto de cozimento dele — a dica de ouro é encontrar o tempero certo: laranja e mel é uma combinação perfeita!