Dicas

Para que serve o cravo no tender? Nutricionista explica

Tradição natalina, a combinação dos ingredientes ajuda a aromatizar a receita

Bruna Artero

Cravo ajuda a aromatizar o tender
Cravo ajuda a aromatizar o tender
Envato Elements

O Natal está chegando e você já começou a pensar em quais pratos vai colocar na mesa na hora da ceia? Um das receitas queridinhas para celebrar a data é o tender, mas algumas pessoas se questionam sobre o modo de preparo e por que é tradição colocar cravo-da-índia na proteína.

A nutricionista Thais Lopes Mouca Caldeira explica que o ingrediente é muito utilizado nas gastronomias indiana, brasileira e portuguesa nos doces de ovos, como guarnição nas frutas e também em assados. Na França o condimento é utilizado como aromatizante de pratos em cozimentos. Mas a tradição de espetá-los no tender ganhou força nos Estados Unidos.

“Com um aroma intenso e sabor marcante, o cravo quando consumido sozinho deixa uma sensação de dormência na boca, mas quando cozido com outros ingredientes a sensação é atenuante”, afirma a nutricionista sobre o ingrediente nativo na Indonésia, que é utilizado na culinária há mais de 2 mil anos. 

O tender é um tipo de presunto feito com pernil desossado, defumado e pré-cozido. A denominação "tender" veio do slogan "tender made ham" (presunto feito com carinho), para vender o produto nos Estados Unidos.

Segundo a nutricionista, a combinação dos dois ingredientes é feita para aromatizar a receita, já que o cravo agrega trazendo calor, picância e aroma ao preparo. 

Quer preparar em casa? Thais indica uma deliciosa receita de tender com mostarda e mel. Anote os ingredientes: 

Tender com mostarda e mel

Ingredientes
• 1 peça de tender
• 2 colheres (sopa) de mostarda
• 3 colheres (sopa) de mel
• cravo-da-índia para aromatizar
• 15 unidades de uva-itália
• 200g de cerejas frescas (pode usar a em conserva também)
• 1 manga média cortada em cubos
• 100 g de nozes picadas
• cebolinha verde picada para decorar 

Modo de preparo 
Prepare uma mistura com a mostarda e o mel, mexa bem e reserve. Faça cortes quadriculares no tender, espete cravos nas junções e lambuze-o com a mistura de mostarda e mel. Leve ao forno preaquecido a 180ºC coberto com papel-alumínio por 25 minutos. Vá regando o tender com o caldo que se formar. Retire o tender do forno e remova o papel-alumínio. Junte parte das frutas (sem a calda) em torno dele para que sejam aquecidas também, e volte ao fogo baixo por mais 10 minutos. Coloque o tender em uma travessa, decore com o restante das frutas e a cebolinha e sirva.