
Alimentos com "calorias negativas" são aqueles que demandam mais energia do corpo para serem digeridos do que a quantidade de calorias fornecidas ao organismo.
Ou seja, isso significa que o corpo gasta mais calorias para processá-los, potencialmente criando um déficit calórico. Band Receitas conversou com a nutricionista Carolina Caldas para entender o conceito que se popularizou na web.
Segundo a especialista, existe uma lista de alimentos com um teor calórico muito baixo e uma digestão mais trabalhosa, como: pepino, aipo, alface, abobrinha, rabanete e couve-flor.
"Esses alimentos são ricos em fibras e água, o que pode aumentar a saciedade e estimular o metabolismo", explica a nutricionista. Para Caldas, eles são ótimos aliados para quem busca um metabolismo equilibrado e um bom funcionamento digestivo.
Como esses alimentos são ricos em fibras e água, ajudam na saciedade, evitam picos glicêmicos e contribuem para a saúde intestinal. "São fontes de vitaminas e minerais essenciais, que melhoram a imunidade e a qualidade da pele", complementa.
Posso fazer uma dieta composta apenas por alimentos com calorias negativas?
Definitivamente, não! Segundo a nutricionista, esses alimentos são muito nutritivos, mas não fornecem proteínas, gorduras boas e outros nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo.
"Uma alimentação equilibrada deve incluir boas fontes de proteínas, carboidratos de qualidade e gorduras saudáveis, garantindo energia e suporte para todas as funções metabólicas. A ideia é usá-los como parte de uma alimentação variada, e não como base única da dieta", responde a especialista.