O fruto do açaí vem do Pará, mas nos últimos anos 20 caiu no gosto do Brasil inteiro. Até que o País ficou pequeno demais pra ele e a polpa passou a ser exportada mundo afora. Desde então, ganhou várias versões, a mais conhecida é a adoçada e ultraprocessada, que nada tem a ver com a original. No Pará, o açaí é a combinação perfeita para um peixe frito, assim como mostra o Minha Receita desta quinta-feira, 10 de dezembro.
Toda madrugada, no Porto de Belém, chegam toneladas do alimento rico em proteínas, vitaminas B, C e E para abastecer a cidade. A partir da meia-noite, começam a chegar barcos trazendo o fruto diariamente. Segundo os comerciantes da região, o grão é comprado em latas, que lá se chamam rasas, e os preços mudam com frequência.
“Cada município que vem é um jeito de açaí. O de Cametá é o mais top. Custa R$ 55”, explica dona Lucia, dona de um dos box mais famosos do Mercado Ver-o-Peso, inaugurado em 1625 e considerado a maior feira livre da América Latina. É lá onde ela vende seu açaí com peixe frito.
O mercado fica em um complexo de 25 mil m² e foi nomeado uma das 7 maravilhas brasileiras. Ali, o açaí é lavado e passa por um branqueamento. Depois, é jogado na água quente para limpar e evitar parasitas. Em seguida, é batido e comido in natura. “O açai a gente pode comer com peixe ou comer cozinho com farinha de tapioca ou farinha d’água. Quem diz que açaí tem gosto de terra nunca comeu açaí de verdade. Esse aqui é o nosso ouro do Pará”, diz.
Assista ao vídeo para saber mais!