Uma boa marinada pode transformar seu churrasco. Essa misturinha potente eleva o sabor e toda a suculência que sua carne precisa na hora de sair da brasa. Cássio Alexandre Silva, diretor de operações da Fogo de Chão que começou na rede como churrasqueiro e, hoje, treina os cozinheiros das casas, revelou três marinadas super diferentes para o churrasco perfeito!
Como marinar carne de churrasco?
Para Cássio, que acompanhou a tradição das carnes no Rio Grande do Sul, a marinada deve ser usada em carnes frescas: “É um espetáculo, mas sempre fazemos com carnes de boi fresco: uma salmora com louro, um tempero bem suave e, claro, alho, que vai em tudo”, comenta. vinagre não sai de fora dessa já que a marinada preciso ter acidez, mas você pode trocar por limão e ter uma outra marinada!
O apreciador de carnes garante que o sucesso dessa mistura no churrasco sulista é um tempero italiano chamado osmarin, principalmente para carnes suínas. Estamos falando de uma planta que parece bastante o alecrim e é muito usada para temperar carnes de aves, porco, peixe e dar um sabor especial no arroz.
Em pequenas quantidades, essa folha fresca cheia de sabor também pode condimentar e aromatizar saladas, molhos, queijos frescos temperados, azeite e vinagre. Fica uma delícia!
A terceira opção é uma marinada de vinho, que também harmoniza (e muito bem!) para beber com carnes mais gordurosas, como a picanha. Para a imersão, combine uma xícara de vinho tinto com meia de azeite, alhos picados, tomilho fresco, sal e pimenta a gosto.