Dicas

Feijão preto ou carioca: qual é mais nutritivo?

Apesar de nutricionalmente semelhantes, um deles tem mais antioxidantes na composição

Bruna Berti

Feijão preto tem mais antioxidantes na composição
Feijão preto tem mais antioxidantes na composição
Envato Elements

O feijão é um alimento indispensável na cesta básica, e é consumido diariamente como uma das principais fontes de proteína. No Brasil, encontramos o cultivo de 13 variedades da leguminosa, entre elas o feijão preto e carioca, os mais tradicionais. A nutricionista Samanta Brito explica que ambos são ricos em nutrientes, mas que o feijão preto possui um componente em maior quantidade que, inclusive, é o que determina a coloração mais escura. 

“Nutricionalmente falando, os dois são bem semelhantes e ricos em vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, ferro e fibras, sendo indispensáveis no dia a dia. Entretanto, o feijão preto se destaca por conter mais antocianina, um composto antioxidante”, conta a nutricionista. Assim, a variedade garante maior prevenção de envelhecimento das células, manutenção do coração e auxilia mais no controle dos níveis de colesterol ruim, o LDL, por conta da quantidade abundante do nutriente, sendo indicado para quem quer controlar a gordura no sangue. 

Além disso, o feijão preto também possui uma quantidade de ferro um pouco maior que o carioca. “Enquanto o primeiro contém 1,6 miligramas a cada 100 gramas, o segundo possui apenas 1,3 miligramas”, exemplifica Samantha. Entretanto, quando levamos o ferro em consideração, a forma como o feijão é consumido acaba fazendo muito mais diferença na hora de medir os benefícios do que a sua variedade. A nutricionista explica que ingerir fontes de vitamina C, como a laranja, após a refeição, garante uma melhor absorção do nutriente pelo organismo. 

Outro ponto importante é que o feijão fique de 8 a 12 horas de remolho, para retirar os antinutrientes que atrapalham a absorção das vitaminas pelo corpo. Este processo também auxilia na redução de formação de gases no organismo e possíveis desconfortos gastrointestinais. Para tornar seu feijão ainda mais nutritivo, o conselho da especialista é adicionar legumes durante o cozimento, como abobrinha ou beterraba. 

5 curiosidades sobre o feijão:
 

1- O feijão carioca é o mais consumido no Brasil, representando 85% das vendas. 

2- O feijão preto é mais consumido no Rio de Janeiro e na região sul do país. O ingrediente faz parte de um dos pratos brasileiros mais tradicionais: a feijoada.

3- Apesar de possuir 13 variedades cultivadas no Brasil, existem mais de 40 mil tipos de feijão no mundo. 

4- O feijão é um dos alimentos mais presentes na comida mexicana, como nas receitas de chilli. 

5- A vagem é um tipo de variedade de feijão.

Quais os 13 tipos de feijão cultivados no Brasil?

Feijão preto
Feijão branco
Feijão fradinho
Feijão cavalo
Feijão rajado
Feijão jalo
Feijão rosinha
Feijão azuki ou adzuki
Feijão bolinha ou manteiga
Feijão roxinho
Feijão mulatinho
Feijão vermelho
Feijão carioca