Corte chiffonade: chef ensina a picar a couve-manteiga bem fininha na faca

Bruno Hashimoto ensina um dos cortes básicos da gastronomia, que está presente no dia a dia de quem cozinha comida de verdade; confira

Da Redação

Aprenda (de uma vez por todas!) a fazer o corte da couve na feijoada! No quarto episódio do Dicas de Minutos com Bruno Hashimoto, o chef do programa Melhor da Noite, da Band, ensina a técnica usada para fatiar verduras e ervas frescas em tiras bem fininhas.

Talvez você não saiba, mas "chiffon" significa "pano" em francês, e cortar em chiffonade seria como fatiar as ervas em "pequenas fitas de tecido". Parece complicado? Pois saiba que, com as dicas do Bruno, tudo fica mais simples:

  • Enrole as folhas fazendo um charutinho bem apertado. Quanto mais apertado, melhor será para manipular a couve (ou outra vegetal);
  • Com uma faca bem afiada, corte em tiras finas, mexendo as mãos em movimentos contínuos.

As aparas de talo que sobrarem não devem ser jogadas fora! Refogue na sopa, no caldo de legumes ou em qualquer outra receita que caia bem. "Dá para fazer com qualquer folha, como o ora-pro-nóbis, o espinafre, o repolho e a acelga. Fica sensacional!", sugere o cozinheiro.

Mais notícias