Sem medo: Edu Guedes ensina truques para usar a panela de pressão corretamente

Fique por dentro das dicas de segurança para usar o utensílio doméstico sem riscos de explosão; confira

Por redação

Panela de pressão é um dos itens mais temidos na cozinha. Ainda que muito útil e prática — ela ajuda a ganhar tempo e economiza gás ou energia —, o utensílio pode apresentar riscos de explosão quando não usado corretamente.

Para que você inclua esse apetrecho doméstico que é uma mão na roda na sua rotina, anotamos algumas dicas do Edu Guedes que vão te ajudar a vencer mais uma trava na cozinha. Então, já separa as receitas de feijão, carne, risoto e macarrão!

Como usar corretamente a panela de pressão?

Antes de tudo, leia as instruções que acompanham sua panela de pressão para saber se é preciso algum método antes de usá-las pela primeira vez. Se você já tem uma em casa "dando sopa", tenha essas dicas em mente:

- Observar o funcionamento da panela enquanto estiver em uso;

- Não ficar mexendo a panela, especialmente quando já estiver com pressão;

- Sempre utilizar peças originais quando houve necessidade de trocar válvulas e componentes;

Sabendo dessas informações acima, vamos para os cuidados no uso diário. Segundo Edu Guedes, o primeiro passo é checar se a borracha de vedação do utensílio está bem encaixada. Além disso, o recomendado é que se troque o objeto a cada 6 meses (e o anel também!) para evitar acidentes.

Antes de fechar a tampa, certifique-se que não tem nenhum alimento preso na tampa. Como o próprio Edu diz, às vezes, "fica um grão de feijão preso no utensílio!". Isso pode liberar a passagem de ar na panela e causar uma pequena explosão.

Para finalizar, outra dica valiosa é não encher muito a sua panela de pressão. A quantidade máxima de água e alimentos dentro não deve ultrapassar dois terços de sua capacidade total, combinado?

Mais notícias