Quando se fala em ganho de massa muscular é comum pensar no lado estético, mas a importância vai além: melhora a qualidade de vida, reduz risco de doenças cardiovasculares, crônicas e degenerativas. E algumas mudanças na rotina ajudam a conquistá-la, como prática de exercícios físicos, noites bem dormidas e, claro, a alimentação. A nutricionista Isabela Lorizola explica que nosso corpo precisa de macronutrientes, que são os carboidratos, proteínas e gorduras boas. Isso ajuda na regeneração e construção da massa muscular.
“É importante para todas as fases das nossas vidas. Desde quando a gente é criança, para esse crescimento, até depois dos 30 anos, quando a gente já começa a perder essa massa muscular”, explica a especialista no The Chef. De acordo com ela, só a alimentação não resolve, é preciso praticar exercícios físicos, mas se alimentar bem tem um papel importante. O segredo está na combinação dos dois e também no equilíbrio. “O ganho de massa muscular não é você comer muito, é saber o que você vai consumir”, diz.
Aqui, ela reúne alimentos de origem animal e vegetal que podem te ajudar nesse processo.
Feijão
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o ganho de massa muscular não é limitado aos ingredientes com proteína animal. O feijão e algumas outras leguminosas, como grão-de-bico, lentilha e ervilha são boas opções. “A combinação perfeita, para essas pessoas que buscam o ganho de massa muscular é com arroz porque o carboidrato e a proteína juntos potencializam a ação de cada um deles”, explica.
Abacate
O fruto é uma boa opção de origem vegetal porque é rico em gorduras boas. De acordo com a nutricionista, ele aumenta a energia é fonte de antioxidantes, e pode ser consumido pré ou pós-treino. “Dá para fazer até um mousse para as pessoas que têm vontade de comer um doce, dá para misturar o abacate com um pouco de xilitol com limão, faz que nem um mousse mesmo, sabe? Fica uma delícia.”
Leite
A bebida contém minerais que são importantes para o crescimento muscular, auxilia na oxigenação dos músculos e facilita o ganho de massa muscular. A sugestão da chef é fazer uma vitamina usando o integral ou desnatado, dependendo da tolerância de cada um e quantidade de gordura que quiser ingerir.
Ovo
Rico em vitaminas do complexo B, o ovo é importante para a oxigenação dos nossos músculos, o que faz parte no processo de construção muscular. Além disso, é excelente opção por ser um alimento versátil, que pode ser consumido cozido, frito, mexido, com omelete ou parte de alguma receita.
Todos os tipos de carne
O ideal é ter uma alimentação diversificada. Carne vermelha, de frango ou peixe são indicadas para o ganho massa muscular caso você consuma alimentos de origem animal. Isso porque são ricas em proteínas e ferro, que ajudam no processo de oxigenação e construção dos músculos.