Dicas

Como fazer cuscuz na cuscuzeira? Receita tradicional fica pronta em 10 minutos

Dicas e sugestões para o preparo de um delicioso cuscuz nordestino; veja no The Chef com Edu Guedes

Da Redação

Cuscuz nordestino: aprenda receita tradicional
Cuscuz nordestino: aprenda receita tradicional
Band
Topo

“Meu povo, o cuscuz tá pronto!” A icônica frase de Juliette “gruda” na mente, não é mesmo? E que tal preparar essa delícia em casa com a ajuda da cuscuzeira, utensílio que é tão difundido pela cantora? A chef de cozinha Ana Mimosa ensina a tradicional receita nordestina no programa The Chef com Edu Guedes e dá dicas importantes para prepará-lo em apenas 10 minutos.

Antes de cozinhar o cuscuz, você deve temperar a farinha de milho. Para o café da manhã, a chef sugere apenas a adição de sal, a fim de manter o sabor neutro. Se sua ideia é comer cuscuz no almoço ou jantar, por exemplo, acrescente orégano para “turbinar” o prato.

Com a farinha de milho temperada, adicione uma pequena quantidade de água – aos poucos, ok? – e mexa bem. Segundo Ana Mimosa, esse é o segredo para que o cuscuz não fique seco: umedecer a farinha antes de cozinhá-la na cuscuzeira.

Como usar cuscuzeira?

  • Coloque água na panelinha do utensílio;
  • Em seguida, coloque a massa de cuscuz na parte de cima do aparato, que é conhecida no nordeste como “peitinho”;
  • Tampe e leve ao fogo por, no máximo, sete minutos;
  • O furo no “peitinho” da cuscuzeira permite que o vapor da água cozinhe os grãos de forma delicada.

Acompanhamentos para o cuscuz

O cuscuz está pronto? É hora de adicionar o acompanhamento! A chef de cozinha indica carne-seca, queijo coalho, requeijão, ovo frito com gema mole, linguiça e bacon para a sua refeição. Vale, também, comer o cuscuz apenas com manteiga. Hmmm… Deu água na boca!

Saiba como fazer cuscuz doce

O cuscuz também combina com o sabor doce. O preparo é o mesmo, o que muda é o tempero: ao invés de colocar sal na farinha de milho, acrescente coco fresco ralado. Depois de pronto, finalize o cuscuz com leite de coco adoçado.

Cuscuz nordestino com carne-seca: veja receita completa

Ingredientes

Cuscuz

  • 1 xícara (chá) de farinha de milho flocada
  • 1 pitada de sal
  • Água

Carne-seca desfiada 

  • 200 g de carne-seca desfiada e dessalgada
  • 1 xícara (chá) de cebola picada
  • 1 colher (sopa) azeite ou manteiga de garrafa

Modo de preparo

Cuscuz: Salgue a farinha flocada a gosto e, depois, adicione água até hidratar. Deixe descansar por cinco minutos. Coloque em uma cuscuzeira e leve para cozinhar. Cozinhe por cinco a sete minutos na cuscuzeira pequena; cozinhe por dez minutos na cuscuzeira grande.

Carne-seca: Refogue a cebola em uma colher (sopa) de azeite ou manteiga de garrafa. Adicione a carne-seca desfiada e deixe fritar. Coloque a carne-seca desfiada por cima do cuscuz.