Como cortar cebola sem chorar? Aprenda alguns truques

Nutricionista explica o motivo do alimento causar essa reação e dá dicas para evitar a irritação nos olhos

Bruna Artero

Como cortar cebola sem chorar? Aprenda alguns truques Unsplash/Reprodução
Como cortar cebola sem chorar? Aprenda alguns truques
Unsplash/Reprodução

Você é do time que adora ir para cozinha e preparar aquela refeição para sua família ou seus amigos, mas sofre na hora de cortar a cebola? Já se perguntou por que é tão desconfortável para algumas pessoas na hora de picar esse alimento? O Band Receitas e a nutricionista Laís Epifanio Machado te explicam tudo em detalhes. 

A cebola é um vegetal que possui células, e no interior dessas células existem compostos químicos que contêm enxofre. Quando a cebola é cortada, algumas dessas células são rompidas liberando substâncias químicas no ar. Essas substâncias, sob ação de enzimas, se transformam em compostos sulfurados que evaporam facilmente. 

Esses compostos liberados quando cortamos a cebola reagem, transformando-se em gases que irritam os olhos. “Sendo assim, esse gás reage com a umidade dos nossos olhos que produz a sensação de queimação e irritabilidade”, explica a nutricionista. 

Como os olhos são muito sensíveis, o organismo reage produzindo mais água nos olhos para que o ácido seja diluído até que pare a irritação. Pronto, é daí que vem o choro.

De acordo com a especialista, alguns truques simples podem aliviar essa sensação.

Dicas para cortar cebola sem chorar


1- Usar proteção para os olhos, como óculos, por exemplo.

2- Deixar de molho ou cortar a cebola em água corrente, fazendo com que os compostos reajam antes de atingir os olhos.

3- Deixar a cebola no congelador por cerca de 15 minutos antes de cortá-la.

4- Deixar a cebola descascada de molho por 15 minutos antes de picar.

5- Usar uma faca bem afiada para fatiar a cebola de forma precisa, sem que muitas enzimas sejam liberadas. Facas cegas, por outro lado, podem amassar o vegetal. Neste caso, as células do alimento ficam quebradas e o risco de chorar aumenta.

Mais notícias

Carregar mais