Chocolate vegano: saiba do que é feito e quais são os benefícios do produto

Nutricionista explica as características do doce que não possui ingredientes de origem animal na composição

Da Redação

Chocolate vegano é opção mais saudável para a Páscoa
Envato Elements

O chocolate vegano é um dos sucessos da Páscoa deste ano. Os ovos feitos com o produto que não possui ingredientes de origem animal na composição ocupam cada vez mais espaço nas prateleiras do mercado e conquistam os “chocólatras”. Mas do que é feito o chocolate vegano? Qual o sabor do doce? Quais são seus benefícios para a saúde?

A nutricionista Viviane Gomes, do Instituto Castro, explica tudo sobre a “novidade” ao Band Receitas. “O chocolate vegano é feito a partir do cacau e, normalmente, possui 40% ou mais de massa de cacau na composição, que não deve conter nenhum produto de origem animal”, afirma a especialista. 

Mel, manteiga e leite de vaca são alguns dos produtos proibidos no chocolate vegano. Eles podem ser substituídos apenas por ingredientes de origem vegetal, como manteiga de cacau, extrato de soja ou coco, lecitina de soja e manteiga de amêndoas.

Para saber se o chocolate é vegano, basta ler com atenção os rótulos dos produtos, que podem trazer “pegadinhas” na lista de ingredientes. Itens como butteroil, mel e albumina, que são produtos de origem animal, podem entrar no chocolate vegano no momento do preparo da gordura.

Saiba mais sobre o chocolate vegano abaixo:

Quais são os tipos de chocolate vegano?

Entre as versões disponíveis no mercado, estão os chocolates adocicados, que possuem açúcar de coco, por exemplo; os amargos (zero açúcar); chocolate branco; chocolates enriquecidos com frutas secas, amêndoas, castanhas e vários outros tipos de confeitos.

Qual é o sabor do chocolate vegano?

O sabor do chocolate vegano é bem parecido com o chocolate tradicional. O que pode alterar o sabor do produto é a composição dos ingredientes. É preciso levar em consideração, também, que o tipo da semente do cacau e o trabalho que é feito com o fruto (fermentação, secagem e torra da semente do cacau) pode influenciar no sabor.

Quais os benefícios do chocolate vegano?

O chocolate vegano é mais nutritivo do que o chocolate tradicional por ser menos gorduroso. Sua composição de cacau pode chegar a 70%, quantidade que traz benefícios à saúde. Confira alguns deles:

  • Melhora no humor;
  • Combate ao colesterol “ruim” (LDL) e aumento do colesterol “bom” (HDL);
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Auxílio na regulação da função intestinal.

Outro benefício importante do chocolate vegano é o consumo por pessoas intolerantes ou alérgicas à lactose.

Quem pode consumir o chocolate vegano?

Todos podem comer o chocolate vegano, exceto os diabéticos, que não devem abusar do doce. Quem faz dieta também deve preferir o chocolate vegano amargo.

Qual é a recomendação para o consumo diário do chocolate vegano?

Uma pessoa pode consumir entre 20 g e 40 g por dia de chocolate vegano 70% cacau, que são as porções que oferecem benefícios à saúde. Para os chocolates com menor teor de cacau, a quantidade deve ser menor: entre 20 g e 30 g.

Mais notícias