Dicas

Bolo pode ser congelado com as técnicas certas; veja o segredo de confeiteira

Sim, dá para ter bolo fresquinho sempre à mão sem precisar sujar utensílios ou gastar gás toda hora; aprenda os truques da boleira

Da Redação

Você fez um bolo de aniversário ou aquela versão caseirinha para o lanche da tarde e pensou que gostaria de comer a guloseima nos próximos dias. Calma que tem jeito! Seguindo as técnicas certas, a sobremesa pode ser congelada e adoçar sua vida por alguns meses.

Para nos ajudar nesta missão, compilamos os melhores conselhos da confeiteira Flávia Corrêa, que preparou um delicioso bolo de brigadeiro no The Chef com Edu Guedes. Anote: a primeira dica é congelar o docinho ainda fresco — nada de aproveitar aquela sobra de dois dias!

Outro truque é sempre embalar o bolo (inteiro ou em pedaços) em papel-alumínio. O apetrecho evita que cristais de gelo se criem pela sobremesa, reduzindo a probabilidade do doce ficar aguado. O que nos leva para a próxima etapa: como descongelar o bolo? 

De acordo com a confeiteira, basta deixar o docinho em temperatura ambiente e aguardar um pouco — não use o micro-ondas, em cinco minutos, sua fatia de bolo já estará pronta para consumo, exatamente como se tivesse acabado de sair do forno. Perfeito!

Por último, tenha em mente que bolos simples ou recheados podem ficar no freezer (bem limpo!) por até 3 meses. Então, nada de guardar o bolo de casamento por anos e anos, como algumas pessoas fazem por aí. Combinado?