A banana é a cara do Brasil! A fruta, que é tão nutritiva, democrática e fácil de encontrar durante o ano inteiro, tem uma data só para ela: 22 de setembro.
Neste Dia da Banana, o Band Receitas destaca a importância do aproveitamento integral do alimento. A casca que, por muitas vezes, é descartada na cozinha, é aliada da alimentação saudável e rende prato deliciosos. Confira abaixo os benefícios da casca de banana e receitas de dar água na boca:
Benefícios da casca da banana
De acordo com o Ministério da Saúde, a banana é rica em carboidratos e potássio. A fruta contém vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, zinco e sódio, além de ser fonte de energia. A casca também oferece nutrientes como potássio e fibras, além de ser pouco calórica. Saiba mais a seguir:
Contribui para o bom funcionamento do intestino
A casca da banana é rica em fibras, nutriente importante para o bom funcionamento do intestino, segundo a nutricionista Thaisa Leal. Por isso, ela é ótima opção para quem tem prisão de ventre e diarreia. “Em ambos os casos, a casca é importante para auxiliar na regulação do intestino, até mesmo no colesterol e diabetes”, afirma a especialista.
Combate o envelhecimento precoce
De acordo com a nutricionista, a casca da banana tem carotenoides (antioxidantes), que são os pigmentos amarelados ou alaranjados presentes em alguns alimentos. Os antioxidantes combatem os radicais livres, que, em excesso no organismo, podem favorecer o envelhecimento precoce.
Ajuda na fadiga muscular
A casca da banana tem quantidade importante de potássio, um dos minerais envolvidos na contração e relaxamento das fibras musculares. Por isso, a fruta é a “queridinha” dos atletas no combate à fadiga muscular. “O baixo nível de potássio no corpo pode afetar desempenho físico pela fraqueza e paralisia muscular”, afirma Thaisa Leal.
Aprenda receitas com casca de banana
Carne louca de casca de banana
Ingredientes
- casca de banana madura cortada em fatias finas
- azeite de oliva extravirgem a gosto
- cebola a gosto
- cebolinha a gosto
- salsinha a gosto
- alho a gosto
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- páprica defumada a gosto
- açafrão a gosto
- ervas a gosto
Modo de preparo
Refogue a cebola, a cebolinha, a salsinha e o alho no azeite. Depois, despeje as fatias de casca de banana fatiadas. Adicione o sal, a pimenta e os demais temperos de sua preferência. A casca da banana solta bastante água e amolece sozinha, mas você pode adicionar mais água, se quiser. Sirva.
Ingredientes
- 4 unidades de cascas de banana
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 3 ovos batidos e peneirados
- 2 xícaras de chá de farinha panko
- 1 litro de óleo quente
- 2 xícaras de chá de molho de tomate
- 2 xícaras de chá de muçarela ralada
Modo de preparo
Abra as cascas de banana e tempere-as com sal e pimenta. Empane-as com farinha de trigo, passe-as nos ovos e, por fim, na farinha panko. Frite em óleo quente até que dourem Coloque as cascas fritas em uma assadeira, cubra com molho de tomate e muçarela, e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 15 minutos ou até o queijo gratinar. Sirva.
Ingredientes
- 200 g de arroz cateto
- 200 g de feijão vermelho
- 150 g de cogumelo paris
- 3 cascas de banana
- 1 unidade de palmito pupunha
- 1 unidade de cenoura
- 2 unidades de tomates
- 1/2 pimentão vermelho
- 1 unidade de cebola
- 4 colheres de manteiga de garrafa
- azeite de oliva a gosto
- 2 tiras de queijo coalho
- 3 galhos de manjericão
- 2 galhos de coentro
- 1 galho de salsinha
- 5 unidades de pimenta-biquinho
- 1 pitada de pimenta-do-reino branca
- sal a gosto
- 2 colheres de chá de páprica defumada
- 2 colheres de chá de curry
- 500 ml de caldo de legumes
Modo de preparo
Corte a casca da banana em julienne e coloque em uma forma de grade com serragem de macieira para defumar, tampando com outra forma ou papel alumínio. Envolva o palmito pupunha no papel alumínio e leve para assar. Refogue a cebola no azeite e acrescente o arroz cateto até dourar. Em seguida, adicione o caldo de legumes para cozinhar. Em paralelo, cozinhe o feijão na panela de pressão por seis minutos ou até ficar no ponto “nem mole demais, nem muito firme”. Escorra o caldo e acrescente sal. Corte a cebola, o tomate e o pimentão em cubos. Reserve. Corte a cenoura em meia lua e o cogumelo em cubos médios. Salteie o cogumelo na manteiga de garrafa, tempere com sal e páprica. Reserve. Salteie a cenoura no azeite, tempere com sal e reserve. Retire a casca da banana e refogue no azeite, com sal e páprica. Reserve. Retire o pupunha do forno, retire a casca da banana e corte em cubos. Salteie na manteiga, tempere com sal e pimenta-do-reino-branca. Depois de preparar todos os ingredientes separadamente, leve para uma mesma panela a casca de banana, o cogumelo, o palmito pupunha e a cenoura. Misture tudo. Acrescente o feijão e, em seguida, o arroz aos poucos. Finalize com queijo coalho. Emprate em um bowl de cerâmica e, na sequência, adicione coentro, salsinha e manjericão. Adicione a pimenta e um fio de azeite. Sirva.