A diabetes é uma condição que afeta mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, mas você sabia que existem dois tipos da doença? Entrevistamos a especialista em endocrinologia Dra. Maithê Pimentel Tomarchio, médica da Cátia Fonseca, para desvendar suas diferenças! Confira:
Qual a diferença entre o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2?
O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, em que o pâncreas é atacado por anticorpos e para de funcionar totalmente. Já o tipo 2 é uma doença hereditária, em que a programação do pâncreas é menor. Quanto mais você engorda e menos se exercita, piora funcionamento, mas ele ainda existe.
Como controlar a diabetes tipo 1?
Na diabetes tipo 1, é sempre com insulinoterapia e mudança do estilo de vida: dieta e exercício. Já a tipo 2, é com dieta e exercício, alimentação mais baseada em proteína, diminuir carboidrato, consumo de fibras e frutas adequadas, como por exemplo restringir manga, laranja, uva.
Quais são os sintomas da doença? São os mesmos independente do tipo?
Não! Na diabetes tipo 1, vemos perda de peso, muita sede, vontade frequente de fazer xixi e a polifagia, que é a fome excessiva. Ou seja, come muito e fica magra. Aí começam os sintomas de dor abdominal, tontura, dor de cabeça, mal estar geral… Já o tipo 2 é traiçoeiro, ele é assintomático. Por isso, é imprescindível a gente fazer exames médicos de rotina!
O que muda na alimentação assim que a diabetes é diagnosticada?
Em ambos, temos que tirar o açúcar e outros “vilões”, como a sacarose, frutas com alto índice glicêmico, carboidratos com mais açúcar.
Como abaixar imediatamente a diabetes?
Imediatamente, é a insulinoterapia. Tem que ir ao pronto socorro, se hidratar, beber muita água, fazer o soro e repor potássio e sódio.
Existe algum alimento que ajuda a controlar a diabetes?
Os alimentos ajudam a não subir ainda mais a diabetes, mas não existem alimentos que sejam a cura da doença.